Como começar no skate? Dicas importantes

Escrito na categoria "Esportes e competições" por Bruno Almeida.

O que é skate? Podemos afirmar que depois das olimpíadas do Japão, o número de pessoas que sabe responder essa pergunta aumentou consideravelmente! Por causa disso, a quantidade de pessoas interessadas no esporte está cada vez maior.

Quais os benefícios do skate? Essas e outras dúvidas estão entre as mais pesquisadas na internet, por exemplo, como montar um skate? Existe skate feminino? Quanto custa um skate? Onde comprar skate? e a principal delas, como andar de skate?

Então, depois de comprar o seu tão querido skate dos sonhos, chegou o momento de praticar e se divertir. Neste artigo vamos te dar dicas para melhorar o seu equilíbrio no skate, algo que é muito importante para quem quer saber como mandar manobras.

Equilibrar no skate

Não tem como evoluir neste esporte se você não conseguir se manter equilibrado em cima do skate. Podemos dizer que este é o primeiro grande desafio do skatista, e é um dos maiores desafios para quem inicia a prática do skate. Ficar em pé sobre as quatro rodinhas não é uma tarefa fácil, mas com o tempo se torna um hábito extremamente prazeroso.

Outro aprendizado importante é sobre a forma certa de cair, afinal as quedas são inevitáveis para os skatistas! Estudos recentes mostram que aproximadamente 40% das quedas no skate acontecem por causa da perda do equilíbrio.

Esse é um dado bem interessante, porque a maioria sempre pensou que as manobras eram as maiores responsáveis pelas quedas, mas na verdade elas representam apenas 30%. Saiba que indiferente da causa, melhorar o equilíbrio vai reduzir a quantidade de tombos e os possíveis machucados.

Onde comprar o skate dos sonhos?

Dicas para aprender como andar de skate

Equipamentos de proteção

Já que as quedas são inevitáveis, é indicado usar sempre os equipamentos de proteção para manter a segurança. Capacete, joelheiras e cotoveleiras são indispensáveis para proteger os novos skatistas.

Muita atenção ao comprar os equipamentos de proteção! Várias pessoas escolhem olhando apenas o preço e/ou a estética, quando na verdade o mais importante é que seja um equipamento seguro e próprio para o skatista.

Como andar de skate?

Quando você realiza movimentos bruscos e giros fortes nas manobras, a endolinfa continua movimentando enquanto o corpo já parou. Caso você não saiba, estamos falando do líquido que fica dentro do labirinto lá no seu ouvido, algo determinante para o seu equilibro corporal.

Nessa condição o sistema nervoso vai receber duas informações de formas diferentes. Enquanto o corpo indica que está parado, o líquido no ouvido indica que ainda está girando, o que pode causar a sensação de perda de equilíbrio.

Ser skatista é treinar constantemente o seu cérebro, ou seja, além do equilíbrio você vai precisar compreender o funcionamento do corpo. Só assim você vai entender a mecânica de cada movimento que será usado nas manobras.

Então, quanto mais praticar, melhor o seu cérebro vai assimilar a mensagem do labirinto. E quanto melhor for essa interpretação do equilíbrio, melhor será a comunicação com os músculos para realizar os movimentos.

Postura corporal

É fundamental ter uma musculatura preparada para realizar os movimentos! O skate é uma opção interessante para trabalhar a coordenação dos músculos agonistas, antagonistas e estabilizadores.

Um desequilíbrio muscular certamente vai dificultar a execução das manobras e movimentos no skate. Além disso, quando os músculos e articulações não estão fortalecidos, os riscos de lesões são bem maiores!

Problemas de saúde

A visão é um dos sensores para manter a postura. Por isso, as pessoas que possuem problemas de vista vão ter um pouco mais de dificuldade com o equilíbrio, mas é importante alertar que isso não deve ser impeditivo, a não ser que um médico alerte o contrário.

Por falar em limitação, pessoas com problemas de labirintite também precisam ter atenção redobrada. Sendo assim, o indicado é sempre realizar uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física.

Exercícios básicos no skate

O erro de muitos iniciantes é querer tentar manobras e movimentos que os skatistas experientes já executam. Agindo assim o risco de se machucar é muito grande, pois não é respeitado o processo evolutivo!

Felizmente existem muitos profissionais capacitados que estão dando aula de skate. Sim, eu estou falando de educadores físicos que são praticantes deste esporte. Sem dúvidas, contar com a aula destes profissionais é o melhor caminho para a sua criança ou jovem iniciar com segurança.

Além de te ajudar com os exercícios e dicas para as manobras, este profissional ainda pode ser um incrível orientador na hora de comprar o seu skate. Portanto, quando quiser saber quanto é um skate, pergunte para os skatistas, pois eles nunca irão indicar produtos de má qualidade.

Onde comprar skate?

Se você se apaixonou pela fadinha do skate e está louco para comprar o seu skate feminino, saiba que não existe diferença entre o skate masculino e feminino! Então, seja para o seu filho ou para a sua filha, o skate será o mesmo, podendo ter apenas o desenho do shape com uma temática voltada para um dos gêneros.

Porém, saiba que isso não deve ser fator de decisão na hora de comprar o skate, pois existem desenhos bonitos e feitos de marcas ruins, assim como também existem desenhos bonitos e feitos de marcas excelentes. Também é importante frisar que se o praticante não gostar do skate, ele pode largar antes mesmo de praticar o suficiente.

Sendo assim, pesquise bastante sobre a dureza das rodinhas, duração e eficiência dos rolamentos, peso ou qualidade do shape de maple e shape de marfim, etc. Saiba que você pode montar diversos tipos de skate, e até mesmo optar por skates montados, mas estes não são as opções mais indicadas.

A dica final é, jamais comprar skate em supermercados ou lojas de crianças! Estes brinquedos não servem para o esporte, podem causar tombos e lesões graves, além de estragar rapidamente, o que iria desmotivar rapidamente o novo skatista.

Sempre compre o skate em uma skateshop de confiança, pois são lojas voltadas para a cena do skate! Essa loja pode ser online ou até mesmo na sua cidade, se tiver uma cena na sua cidade, valorize o mercado local, porque comprar em grandes mercados que só querem sugar o seu dinheiro, não vai fazer o esporte prosperar.

Quer saber como um skate ruim pode ser perigoso? Olhe esse vídeo mostrando como um skate de brinquedo é prejudicial para o desenvolvimento do skatista.

Espero que tenha gostado deste artigo e queremos pedir a sua ajuda. Envie para todos os skatistas que conhece, e nos ajude a compartilhar essas informações importantes. Se tiver ficado com alguma dúvida, favor deixar nos comentários que iremos responder!

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário