Se você é um apaixonado por chá, vai gostar deste artigo porque vamos falar tudo sobre o chá de camomila! Saiba para que serve o chá de camomila e quais os benefícios deste famoso chá. Se você ainda não gosta de tomar chá, deveria repensar este hábito porque eles podem oferecer muitas vantagens como por exemplo, melhorar a digestão, reduzir o estresse e a ansiedade.

O chá de camomila é a maneira mais comum de utilizar esta planta, que também pode ser comprada em forma de sachê pronto para fazer o chá. Quando a camomila é combinada com a Erva-doce ou hortelã, os benefícios podem ser ainda melhores, mas isso será assunto para outros artigos!

Chá de camomila insônia

Conheça todos os benefícios do chá de camomila.

Chá de Camomila: Benefícios

Os principais benefícios obtidos ao tomar chá de camomila regularmente são vários, confira a lista abaixo:

  • Reduz a hiperatividade
  • Promove relaxamento
  • Reduz o estresse
  • Ajuda no tratamento da ansiedade
  • Ajuda nos tratamentos de problemas no estômago
  • Controla a má digestão
  • Reduz as chances de desenvolver úlceras
  • Alivia o enjoo
  • Alivia cólicas menstruais
  • Acelera o tratamento de feridas e inflamações

Chá de camomila: Tratamento

O chá de camomila também é usado para tratar vários problemas e este é o próximo tópico do nosso artigo. Conheça quais os principais tratamentos em que o chá de camomila pode ser bem útil.

Chá de camomila: Insônia

A maioria das pessoas que tomam chá de camomila ou já ouviram falar dele, é graças às suas qualidades relaxantes. Apesar desta fama, ainda não existe comprovação científica deste benefício. Porém, existem inúmeros relatos de pessoas que bebem regularmente chá de camomila e conseguiram combater a insônia. As gestantes e lactantes devem tomar muito cuidado com o consumo de chá, porque eles podem causar problemas, principalmente na gestação.

Chá de camomila: Melhora a imunidade

De acordo com estudos realizados em 2005, os resultados mostraram que os voluntários que consumiram 5 xícaras de chá de camomila por dia durante duas semanas, mostraram um aumento do nível de hipurato que está associado com compostos importantes que aumentam a eficácia do nosso sistema imunológico. Justamente por isso, é tão comum ouvir pessoas falando que o chá de camomila é bom para combater a gripe!

Chá de camomila: Alivia cólicas menstruais

Também no ano de 2005, estudos realizados mostram que houve um aumento do nível do aminoácido glicina entre as pessoas que beberam o chá de camomila diariamente por duas semanas. A glicina ajuda na redução dos espasmos musculares, facilitando o relaxamento muscular, sendo muito benéfica no combate às cólicas uterinas e tensões nervosas relacionadas ao ciclo menstrual. As mulheres que tem tumores como por exemplo, câncer de mama ou câncer de útero, não devem beber este chá sem a liberação médica!

Chá de camomila: Doenças infantis

O consumo de chá de camomila pode ajudar na prevenção e combate às cólicas e diarreia, mas é muito importante frisar que o médico deve ser consultado antes, principalmente para observar a questão da dose que deve ser muito menor para crianças e ainda menor para os bebês.

Chá de camomila: Ferida na boca

Como foi dito, o chá de camomila ajuda a melhorar o sistema imunológico e com isso, o combate às infecções acontece de uma forma muito mais eficiente. Por isso, quando existe um machucado. A cicatrização de feridas na boca como as aftas por exemplo, acontece muito mais rápido. Jamais tome chá de camomila caso esteja fazendo uso de algum medicamento.

Chá de Camomila: Receitas

Vamos finalizar este artigo deixando duas ótimas receitas de chá de camomila. Vale lembrar que os chás podem ser preparados usando apenas as flores secas ou usando o sachê de camomila.

Os ingredientes da primeira receita são:

  • 2 colheres de chá de flores secas de camomila
  • 1 xícara de água

O modo de preparo da primeira receita é bem simples! Ferva 250 ml de água, adicionando as 2 colheres de chá de flores secas de camomila. Depois você deve tampar o recipiente e deixar repousar por aproximadamente 15 minutos. Depois basta coar antes de beber.

Os ingredientes da segunda receita são:

  • 1 colher de chá de flores secas de camomila
  • 1 colher de chá de sementes de erva doce
  • 1 colher de chá de mil folhas
  • 500 ml de água fervente.

Apesar de contar com mais ingredientes, o modo de preparo da segunda receita também é bem simples! Ferva 250 ml de água, adicionando o chá de flores secas de camomila, o chá de sementes de erva doce e o chá de mil folhas. Depois você deve tampar o recipiente e deixar repousar por aproximadamente 10 minutos. Depois basta coar antes de beber.

Estamos chegando ao final e com todas essas dicas passadas no artigo e no vídeo, certamente você já pode definir se deve ou não adicionar o chá de camomila na sua rotina diária. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)