A azeitona é um dos ingredientes usados em várias receitas, podendo ser patê de azeitona ou fazer parte das pizzas, sanduíches e até mesmo como opção para o famoso tira gosto! Neste artigo vamos mostrar os tipos de azeitonas e quais os seus benefícios para a saúde!

Azeitona: Alertas sobre o consumo

Vamos começar falando sobre as pessoas que precisam tomar cuidado, porque mesmo oferecendo muitos benefícios a azeitona pode causar problemas se consumida incorretamente.

As pessoas com hipertensão ou que foram orientadas a buscar uma redução de sódio na dieta alimentar devem ficar atentas, porque algumas azeitonas são conservadas no sal, podendo ser muito perigosa para estes grupos!

A azeitona tem uma gordura “do bem”, mas que quando é consumida excessivamente pode causar o aumento da vontade de ingerir carboidratos refinados e açúcar, fatores que podem levar ao aumento de peso.

Porém, isso só acontece com pessoas que comem azeitona exageradamente por muito tempo! Então por mais saborosa que seja, você já sabe que para aproveitar apenas os benefícios da azeitona você deve consumir com moderação.

Azeitona verde, azeitona preta, pate de azeitona, pate de azeitona preta.

Conheça os tipos de azeitonas e saiba qual a quantidade de ingestão diária indicada!

Benefícios da azeitona

Além de ser uma fonte rica em gorduras boas e outros nutrientes importantes para a nossa saúde, a azeitona pode ser importante para ajudar no emagrecimento e até mesmo na prevenção de doenças graves. Conheça os principais benefícios da azeitona a seguir:

  • Envelhecimento precoce – A azeitona é rica em compostos antioxidantes que são fundamentais para combater o envelhecimento precoce.
  • Saúde do coração – A prevenção de doenças do coração também está associada com o consumo regular de azeitonas. Isso acontece graças ao ácido oleico que é a gordura “do bem” que falamos ao longo do artigo. Este componente é muito importante para o controle do colesterol ruim (LDL).
  • Emagrecimento – A azeitona também é uma forte aliada no processo de emagrecimento, justamente por ser rica em gorduras boas e fibras que favorecem a sensação de saciedade, estimulando a diminuição da ingestão calórica.
  • Combate ao câncer – A azeitona conta com polifenóis que são substâncias com alto poder antioxidante. Caso você não saiba, os radicais livres também estão associados ao câncer.
  • Nutrientes essenciais – O valor nutricional da azeitona é muito positivo para a boa saúde. A azeitona conta com fósforo, Vitamina C, cálcio, potássio, ferro, magnésio e fibras.

De acordo com os especialistas, a quantidade de consumo ideal varia bastante de pessoa para pessoa, justamente porque isso vai depender da composição da dieta ao longo do dia. Por isso, sempre falamos da importância de contar com a orientação de um Nutricionista para cuidar da sua alimentação.

Azeitona: Quais os tipos?

Caso você não saiba existem vários tipos de azeitona no mundo, e quando falamos vários realmente são muitos tipos! Segundo os dados da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira, existem mais de 250 tipos de azeitonas.

De acordo com os especialistas, as azeitonas de mesa são classificadas em pretas, verdes e mistas, seguindo basicamente o tempo de maturação. As azeitonas verdes são obtidas a partir de frutos colhidos quando já estão no tamanho definitivo. As azeitonas mistas são colhidas durante o período de mudança de cor, sempre antes de atingir a maturação completa. E as azeitonas pretas são obtidas a partir de frutos colhidos assim que completa o período de maturação.

A diferença do sabor das azeitonas também está associada com este tempo de maturação. Porém, existe uma coisa em comum que é justamente a conserva para ficar boa para o consumo, ou seja, se elas não forem curtidas em conserva, o gosto natural dela é extremamente amargo.

Uma última curiosidade é que mesmo entre as azeitonas do mesmo tipo, o gosto vai ser diferente. Sendo assim, você dificilmente vai sentir o gosto igual mesmo após experimentar duas azeitonas do mesmo tipo, porque por mais parecido que o gosto seja, ele não é idêntico.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)