O corpo humano é realmente fascinante! Todos os anos vários estudos são realizados para tentar compreender melhor como funciona o corpo humano e como todos os sistemas interagem. Ao longo dos anos várias descobertas foram feitas e até mesmo simples curiosidades mostram como este sistema é absurdamente preciso.

Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo completo falando das curiosidades do cérebro humano. Se você é curioso ou é daqueles que gostam de aprender sempre mais, vale muito a pena esta leitura complementar porque o nosso cérebro tem muitas curiosidades bem interessantes!

Neste artigo vamos mostrar as principais curiosidades sobre o corpo humano, falando sobre o crescimento, músculos, coração e muito mais.

Quantos ossos tem no corpo humano?

Conheça as curiosidades mais interessantes sobre o corpo humano!

Corpo humano: Impressões digitais

Você certamente já viu algum filme ou reportagem onde os peritos tentam encontrar as impressões digitais em um determinado local. Caso você não saiba, a impressão digital é única, ou seja, cada pessoa tem uma impressão digital diferente! Elas são formadas assim que os embriões humanos atingem o terceiro mês de gestação.

Se você reparar bem, na nossa língua existem umas listras bem semelhantes às impressões digitais que temos nos dedos. A parte bem interessante é que estas “impressões digitais” na língua também são únicas de cada pessoa.

Corpo humano: Crescimento

Na adolescência se encerra o ciclo de crescimento de uma pessoa, ou seja, a sua estatura será aquela, exceto por alguns fatores bem específicos. Um destes fatores é se você for para o espaço! Isso mesmo, o astronauta pode “crescer” até 5 cm durante a sua permanência no espaço.

Corpo humano: Oxigenação

Você certamente já ouviu falar que a falta de oxigênio pode causar danos graves ao corpo humano e isso é verdade! Com poucos minutos sem oxigênio, as células começam a morrer, os sistemas começam a falhar e a pessoa pode falecer. O cérebro humano pode suportar no máximo 10 minutos sem oxigenação, mas dificilmente a pessoa ficará sem sequelas.

Corpo humano: Coração

O coração de uma pessoa adulta bate aproximadamente 100 mil vezes por dia, bombeando em torno de 5 litros de sangue por minuto. Se você pensar este valor em um ano, o coração humano chega a bombear cerca de 3 milhões de litros. Lógico que isso não acontece vista que o processo é cíclico.

Corpo humano: Bactérias

Muita gente não sabe, mas as bactérias são vitais para o corpo humano, mas como assim? As bactérias atuam na quebra de várias substâncias essenciais, além de atuar na produção de vitaminas e auxiliar na proteção contra os agentes patógenos. Já que o assunto são as bactérias, elas também atuam no processo de decomposição corporal que se inicia aproximadamente 5 minutos após a morte.

Corpo humano: Olhos

Talvez você não imagine que os seres humanos brilham, mas não conseguimos perceber esta característica porque a frequência não é perceptível os nossos olhos. Como já estamos falando dos olhos, a nossa córnea não conta com vascularização sanguínea, e aí você pode estar se perguntando como ela recebe a oxigenação? Lembra quando falei no início que nosso corpo é fascinante, a córnea recebe o oxigênio diretamente do contato com o ar.

Corpo humano: Ossos

O ser humano nasce com uma quantidade muito maior de ossos do que apresenta ao final da sua formação corporal. Estudos mostram que o bebê nasce com 300 ossos, que vão se moldando e unindo até chegar ao número de 206 ossos. Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo mostrando todos os ossos do corpo humano, vale a pena esta leitura complementar!

E aí, o que vocês acharam destas curiosidades? Qual delas você já conhecia? Deixe o seu comentário e se vocês gostarem deste tipo de artigo, podemos lançar um novo com outras curiosidades sobre o incrível corpo humano.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)