Quase todo mundo já teve afta na boca e enquanto não curamos este problema, a ferida nos causa muita dor e incomodo. Se você já pesquisou o que cura afta? O que é bom para curar afta? O que fazer para curar afta, este artigo certamente poderá te ajudar a prevenir o desenvolvimento desta ferida na boca.

Afta: O que é?

A afta é uma ulceração dolorosa que aparece na mucosa bucal e em alguns casos mais raros também na mucosa genital. A afta pode ser causada por vírus, fungos, desequilíbrio hormonal, problemas alimentares e até mesmo por estresse.

Em grande parte dos casos, a afta se desenvolve na língua ou nas paredes internas da boca, sendo muito comum em pessoas que consomem muitos alimentos ácidos. Então, a primeira dica para evitar este problema é controlar o consumo deste tipo de alimento, e caso já esteja com afta os alimentos e bebidas ácidas devem ser evitados, caso contrário a irritação vai demorar a diminuir e tratamento vai ser muito mais lento.

Afta: Sintomas

  • Ardor no local
  • Coceira no local
  • Vermelhidão
  • Dor no local
O que é bom para curar afta?

Quais as causas da afta na boca?

O que cura afta?

Existem alimentos que ajudam no tratamento contra a afta, sendo chamados como remédios naturais para afta. Na sequência do artigo você vai conhecer quais são!

O que é bom para curar afta: Chá preto

A aplicação de um saquinho de chá preto sobre a afta pode ajudar a aliviar tanto a dor quanto o incomodo causado pela afta. Isso acontece porque o chá preto possui substâncias que eliminam resíduos e sujeira do local afetado. É importante que o sachê de chá preto seja aplicado quando estiver morno.

O que é bom para curar afta: Água morna e sal

Outra forma de acelerar o processo de cura da afta é realizar bochechos com água morna com sal. Isso é importante para ajudar a limpar e desinfetar a afta, porque o sal tem potente ação bactericida, podendo combater e eliminar as bactérias do local. Repita o bochecho duas vezes ao dia por aproximadamente 2 minutos!

O que é bom para curar afta: Cravo-da-índia

As pessoas que mascam cravinho-da-índia também conseguem combater com mais rapidez a afta. Isso é possível porque o cravinho tem várias propriedades antissépticas e analgésicas, sendo importante para aliviar o incomodo provocada pela afta.

O que é bom para curar afta: Leite de magnésia

Se você não conhece leite de magnésia deveria conhecer, porque gargarejar leite de magnésia pode te ajudar a proteger a lesão das bactérias e com isso, acelera bastante o processo de cicatrização.

O que é bom para curar afta: Iogurte natural

O iogurte que possui probióticos também pode ajudar a melhorar o intestino e fortalecer as defesas naturais do organismo, ou seja, é uma ótima forma de tratar e curar a afta mais rapidamente.

Bicarbonato é bom para curar afta?

Ao aplicar bicarbonato de sódio diretamente na afta a pessoa sente uma dor e uma ardência muito intensa, sendo uma ação desaconselhada para o tratamento eficaz da afta. Mas é importante frisar que o bicarbonato pode sim ajudar a curar a afta, mas é necessário fazer a aplicação correta. Para isso, é importante diminuir o pH da saliva e se você diluir 1 colher de bicarbonato de sódio num copo de água e realizar 2 a 3 bochechos por dia, certamente vai acelerar o processo de cicatrização!

Se você perceber que o surgimento das aftas é muito frequente e principalmente, que os tratamentos demoram a surtir efeito, é recomendado buscar a orientação médica para avaliar mais detalhadamente o caso e se preciso, realizar exames para descobrir a causa do problema.

Encerramos aqui este artigo sobre as aftas e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)