Correr é sem dúvida uma atividade maravilhosa e com inúmeros benefícios, mas também é uma atividade física extremamente intensa e desafiadora! Com isso, até mesmo os mais apaixonados pela corrida acabam não conseguindo se manter sempre motivados.

Como se manter motivado para correr?

Vários aspectos podem influenciar negativamente na motivação do corredor. Dentre eles podemos citar o planejamento ou acessórios incorretos, o ambiente, o estado de humor, etc. Se você pensar que vários destes problemas podem ocorrer em conjunto, o efeito negativo pode ser ainda maior. Foi pensando nisso que trouxemos 10 dicas para te ajudar a se manter sempre motivado a correr.

Primeira Dica – A escolha dos acessórios corretos

Para correr corretamente, você deve ter um tênis adequado para esta modalidade que será praticada. Além disso, ele precisa estar em um bom estado de conservação, visto que um tênis velho não oferece a devida segurança para o corredor, podendo não efetuar o amortecimento de forma eficaz, fazendo com que o corredor sinta mais dores do que o normal.

A escolha da roupa é outro ponto importante! Opte sempre pelas peças confortáveis e leves, isso é fundamental para manter o bom desempenho ao correr, deixando a pratica sempre mais agradável. Correr com roupas pesadas não ajuda a emagrecer ao contrário dos que dizem por ai.

Como não perder a motivação para correr?

Pequenas mudanças podem te ajudar a se manter motivado para correr, conheça quais são elas!

Segunda Dica – Escolha metas possíveis

A escolha de um objetivo serve como um desafio e ele é o maior aliado para a motivação. Sabemos que os seres humanos estão sempre traçando metas ou planos e isso é importante para nos manter firme na caminhada rumo ao objetivo traçado. Na corrida, esta meta é um dos pontos que pode te manter sempre focado nos treinos.

Portanto, escolha uma meta alcançável para que isso não se torne uma frustração futura, o que seria totalmente indesejado e talvez te afaste das corridas definitivamente. A melhor maneira de definir esta meta é contando com a orientação de um profissional capacitado.

Terceira Dica – Utilize o poder da música

Não são todas as pessoas que gostam ou tem possibilidade de correr em grupo. Para estes casos, a nossa dica é utilizar a música como um fator motivacional. É praticamente impossível encontrar alguém que não goste de música. Sendo assim, monte a sua playlist recheada com músicas que te deixe motivado e certamente você irá sentir uma enorme diferença quando comparar com os dias que treinou sem ouvir música. Atualmente existem vários suportes para celular que se prendem facilmente ao corpo e não prejudicam a atividade física.

Quarta Dica – Organize a sua rotina

É indispensável que você coloque a corrida como uma das prioridades do seu dia, caso contrário, você ficará sempre adiando para outros dias, colocando outras ocupações no lugar da corrida. Convenhamos que assim é praticamente impossível se manter motivado!

Quinta Dica – Aproveite o tempo disponível

Se você faz parte do grupo que não tem muito tempo para treinar, jamais pense que isso é motivo para ficar parado. Comece a correr sempre que tiver um tempo disponível! Caso você tenha somente 20 minutinho para treinar, planeje as melhores atividades possíveis para estes 20 minutos. Por mais que pareça pouco, se exercitar corretamente por 20 minutos é um grande passo para te afastar dos riscos do sedentarismo. Caso futuramente você tenha mais tempo, basta adaptar o treino e utilizar o tempo disponível para aumentar as sessões gradativamente.

Sexta Dica – Foque no bem estar

Todos os dias que você pensar em não treinar, lembre-se de todos os benefícios que uma simples corrida tem para a sua saúde. Certamente você vai se lembrar da energia gasta, da diminuição do estresse, da melhoria no estado de humor, do aumento da motivação para as atividades diárias, da melhoria da qualidade do sono e muitos outros benefícios. Com isso, dificilmente você vai conseguir ficar desanimado.

Sétima Dica – Correr em grupos

Um dos lados mais bacanas da corrida está na interação social! Quando você corre com alguém, principalmente se for um amigo, o resultado motivacional é muito maior. Apesar da corrida ser um esporte individual, é possível ver diversos grupos que treinam juntos e consequentemente estão quase sempre juntos.

O treino acompanhado além de ser muito mais divertido, permite uma troca de informações e dicas que pode ajudar na busca dos objetivos traçados. É importante frisar que apesar de correr em grupo ser algo mais prazeroso, é fundamental manter a disciplina e a força de vontade, jamais desviando o foco dos movimentos realizados para afastar os possíveis erros e riscos durante a pratica.

Oitava Dica – Compare os resultados

Este é um ponto muito importante para ajudar na motivação! Ao comprar os resultados e perceber as evoluções, a pessoa certamente sentirá que tudo tem valido a pena e sua dedicação durante os treinos aumenta cada vez mais. É importante informar que os resultados e a evolução pode variar de pessoa para pessoa de acordo com seu objetivo. Algumas pessoas irão perceber melhorias na velocidade, outras na distância enquanto outras vão observar os resultados na balança. Indiferente de qual seja o seu objetivo, você deve sempre observar os resultados e compará-los.

Nona Dica – Dispute alguma prova

Normalmente as competições de corrida são extremamente bem organizadas e na maioria delas você volta pra casa com brindes da competição. Indiferente da sua colocação na prova, a sensação de completá-la pode ser tão gratificante que parece que você ganhou a corrida.

Mesmo que você não tem este lado competitivo, o simples ambiente de uma prova de corrida é muito prazeroso, ou seja, indiferente do objetivo de cada pessoa, a interação e o clima daquele lugar onde a prova acontece é algo impressionante. Se você nunca participou de uma, indicamos que você experimente o quanto antes.

Caso decida experimentar é importante se informar sobre as características daquela prova antes de realizar a inscrição. Veja se prova é compatível com a sua capacidade de corrida. Por exemplo, você nunca deve se inscrever em uma prova de 10 km, se você só consegue correr 5 km.

Décima Dica 10 – Sempre se divirta

Você precisa compreender que o principal fator de motivação é intrínseco, ou seja, se você estiver se divertindo durante a corrida, a tendência é que você continue praticando aquela atividade. Portanto, nunca deixe que a corrida seja algo estressante em sua vida. No momento em que a atividade deixa de ser prazerosa, ela para de oferecer benefícios e começa a trazer malefícios para o praticante.

Considerações Finais

Quando o assunto é atividade física, é muito importante buscar a orientação de um profissional capacitado. Ele tem a formação necessária para te ajudar a realizar os movimentos, traçar os objetivos e planejar a forma de buscá-los, sempre respeitando os seus limites e prevenindo os riscos desnecessários. Por fim, nunca inicie qualquer atividade física sem obter a liberação médica.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)