Você sabe como agir em caso de picada de inseto? Neste artigo vamos explicar o que você precisa fazer em caso de picada de aranha, além de mostrar principalmente o que não deve ser feito, justamente para não agravar a situação. Leia atentamente as informações que vamos passar, pois elas podem ser fundamentais para você salvar uma vida!

Picada de aranha: Cuidados imediatos

Nem toda picada de inseto oferece grande perigo, mas nos casos de picadas de aranha a pessoa deve ter cuidado redobrado, justamente porque essa aranha pode ser venenosa. As aranhas marrons e pretas são as mais perigosas e quase sempre são espécies venenosas.

Sabendo que os cuidados devem ser imediatos, a pessoa precisa saber o que fazer e o que não fazer. Para facilitar o entendimento, trouxemos uma lista com os primeiros cuidados fundamentais e restrições!

  • Eleve o membro da picada
  • Lave bem o local da picada com água e sabão
  • Nunca tente chupar ou sugar o veneno da picada
  • Jamais amarre e nem aperte o local da picada para evitar a circulação sanguínea
  • Coloque compressas mornas no local da picada
  • Vá imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento adequado
Aranha marrom, aranha viúva negra, aranha armadeira!

Veja como agir em caso de picada de aranha!

Sempre que possível tente capturar e levar a aranha para o hospital, porque assim fica mais fácil identificar qual o tipo de aranha e qual o tratamento mais indicado para aquela picada. Isso é fundamental para escolher o tratamento que vai acelerar a recuperação, evitando as possíveis complicações da picada.

Picada de aranha marrom

A maioria dos casos de picadas de aranha marrom acontece nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, principalmente no Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Esta aranha marrom é bem pequena tendo cerca de 3 centímetros de comprimento.

A aranha marrom tem hábitos mais noturnos e durante o dia costuma ficar escondida em locais com pouca luz como por exemplo, cascas de árvores, entulhos, atrás dos móveis, tijolos e outros.

Os principais sintomas da picada de aranha marrom se iniciam cerca de 24 horas após a picada. Primeiro vai surgindo uma dor na região da picada que vai aumentando cada vez mais.

Além da dor a pessoa pode notar vermelhidão e em alguns casos há formação de bolhas ou inchaço. Depois de uns dias podem surgir cascas pretas na pele que depois de algumas semanas caem e deixam uma ferida exposta que precisa ser tratada imediatamente.

Durante o tratamento, a pessoa deve manter a região da picada sempre seca e não realizar atividade física até que esteja totalmente recuperada. Se exercitar nestas condições vai favorecer que o veneno se espalhe pelo corpo!

Picada de aranha armadeira

Estas aranhas estão em praticamente todo o território brasileiro, ou seja, qualquer pessoa pode ser picada pela aranha armadeira. Porém, a maior parte dos casos de picadas de aranha armadeira estão registrados entre março e abril na região Sudeste, visto que este é o período onde as aranhas armadeiras estão mais ativas.

Ao contrário da aranha marrom, a aranha armadeira é bem grande podendo chegar aos 15 centímetros de comprimento. Essa aranha é bastante conhecida por adotar uma posição de defesa em situações de perigo, podendo saltar até 40 centímetros de distância para atacar um inimigo.

Estas aranhas podem ser encontradas principalmente em locais escuros e úmidos, e os locais mais comuns são cortinas, cascas de bananeiras, troncos de árvores, entulho, dentro dos sapatos, atrás de móveis e outros.

Outra diferença desta aranha para a aranha marrom é que neste caso os sintomas começam a surgir logo após a picada, começando por uma dor bem intensa, além de inchaço e forte vermelhidão no local da picada. Em alguns casos a pessoa também pode ter alteração dos batimentos cardíacos, aumento da sudorese, diarreia, agitação, vômitos e aumento da pressão arterial.

Picada de viúva negra

Esta aranha é bastante conhecida e por mais que você nunca tenha visto uma aranha deste tipo, você certamente já ouviu falar da aranha viúva negra! Ela é mais comum na região litorânea, principalmente em locais abandonados perto das praias abandonadas.

Apesar da viúva negra ser bem pequena medindo cerca de 2 centímetros, ela pode ser muito perigosa quando se sente acuada! Esta aranha é preta e tem manchas vermelhas na região da barriga.

Como esta aranha vive em locais escuros e úmidos, é comum encontrara a aranha viúva negra em pneus, latas vazias, sapatos, cascas de árvores, arbustos, entulho e outros. Os sintomas se iniciam logo após a picada, começando com uma dor que vai aumentando e depois de alguns minutos se transforma em uma sensação de forte queimação. Além disso a pessoa pode apresentar dores musculares, náuseas, febre e vômito.

Não tente passar pomada ou fazer qualquer outro tipo de tratamento caseiro, porque o problema pode ser bem mais sério do que você imagina. Existem imagens terríveis mostrando os resultados de casos de picada de aranha que não foram tratados corretamente, onde é possível ver pessoas que perderam até um membro.

Sabendo disso, não faz sentido abrir espaço para situações de risco. Busque imediatamente o médico para avaliar melhor a picada e indicar o tratamento adequado. Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo falando sobre as doenças causadas por insetos, vale a pena ler porque todos vocês estão sujeitos à este riscos!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)