Você sabe o que é Novembro azul? Onde surgiu essa iniciativa e quais os objetivos? Porque o símbolo do Novembro azul é um bigode? Neste artigo vamos responder estas perguntas e explicar detalhadamente a importância desta campanha.

Novembro azul: Bigode

No exterior esta campanha é chamada de Movember, que é uma mistura das palavras Moustache + November, que traduzindo quer dizer Bigode + Novembro. Segundo os relatos, esta iniciativa surgiu no ano de 1999 em um Pub na Austrália, onde um grupo de amigos tiveram a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o novembro como forma de apoio à conscientização das ações de saúde masculina.

A iniciativa deste grupo de amigos fez tanto sucesso, que nos anos seguintes praticamente todos os homens do país estavam participando. As mulheres também tiveram papel importante, usando a cor azul e até mesmo bigodes falsos.

Para você entender a importância desta iniciativa, em 2004 foi criada uma fundação que recebeu o nome de Movember Foundation Charity. Além disso, ao longo dos anos vários eventos de arrecadação de fundos foram criados.

O que é novembro azul?

Quais os objetivos da campanha Novembro azul?

Novembro azul: Origem

Talvez você não saiba, mas o mês de novembro não foi escolhido por acaso! Isso aconteceu porque no dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que afeta vários homens em todo o mundo.

Em vários países o movimento deixou de focar apenas no bigode e se tornou o movimento “No Shave November” que traduzindo quer dizer “Novembro sem se barbear”, ou seja, durante este mês os homens deixam não só o bigode crescer, mas também a barba. Porém, é importante informar que em muitos países o nome do movimento ainda é o original.

Indiferente do país ou do nome, o movimento visa incentivar o máximo possível de pessoas à usar a cor azul, o bigode e/ou a barba, visando deixar as pessoa que não conhecem a campanha curiosas até perguntar ou pesquisar sobre o movimento. Além deste incentivo, o movimento também cuida de várias ações que informam as pessoas sobre a conscientização e a importância de fazer os exames preventivos regularmente.

Novembro azul: No Brasil

Esta campanha chegou ao Brasil através da parceria entre o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia. Podemos dizer que esta iniciativa ainda está crescendo no Brasil, mas de acordo com os responsáveis, mais de 2 mil ações oficiais foram realizadas em todo o país nos últimos anos.

Assim como acontece na época do Outubro Rosa, a iluminação de vários monumentos e outros pontos turísticos adotaram a cor azul, justamente para apoiar e incentivar o movimento.

Novembro azul: Importância

Caso você não saiba, o câncer de próstata é um problema muito comum entre os homens, sendo a causa de morte de quase 29% da população masculina com câncer. De acordo com os dados atuais do Instituto Nacional do Câncer (Inca), os pesquisadores informaram que morre aproximadamente um homem por hora vítima de câncer de próstata no Brasil.

Talvez você esteja se perguntando o que é a próstata? A resposta é bem simples! A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que tem uma aparência bem semelhante à uma castanha, pesando aproximadamente 20 gramas. A próstata fica localizada abaixo da bexiga e a sua função principal em conjunto com as vesículas seminais é a produção de esperma.

Sintomas de câncer de próstata

Quando o câncer de próstata está na fase inicial, é muito incomum apresentar qualquer sintoma. Quando os sintomas começam a aparecer, mais de 95% dos tumores já estão em estágio avançado, sendo praticamente impossível conseguir a cura. Os sintomas de câncer de próstata são:

  • Dor ao urinar
  • Vontade constante de urinar
  • Presença de sangue na urina
  • Presença de sangue no sêmen

Sabendo disso, fica fácil compreender porque é fundamental fazer os exames preventivos. A campanha Novembro azul sabe orientar as pessoas classificadas entre os fatores de risco, alertando sobre a necessidade de se cuidar ainda mais. Portanto, se você tem histórico familiar de câncer de próstata, é melhor ter atenção redobrada.

Se você leu este artigo e compreendeu os riscos desta doença, além da importância de se conscientizar, nos ajude a compartilhar este artigo com todos da sua família e ciclo de amizade. Quanto mais pessoas souberem do movimento Novembro azul e como se prevenir do câncer de próstata melhor!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)