Quando a pessoa está com furúnculo o que ela deve fazer? Antes de tomar algum remédio para furúnculo, é importante saber o que é furúnculo e qual o tratamento mais adequado para cada tipo de furúnculo. Veja se você deve ou não usar pomada para furúnculo e quais são os riscos!

O que é furúnculo?

O furúnculo nada mais é do que uma forte infecção de pele que afeta o folículo piloso. Esta infecção quase sempre é causada pela bactéria Staphylococcus aureus. O furúnculo é um nódulo avermelhado, duro, quente e com presença de pus. Na maioria dos casos, a pessoa tem furúnculo pequeno, mas existem casos específicos em o tamanho pode aumentar de acordo com a profundidade da infecção.

As áreas mais propensas para a bactéria são as regiões pilosas úmidas, além das partes gordurosas da pele, que são áreas onde o bloqueio dos folículos capilares acontece com mais facilidade. Saiba que o furúnculo é um problema que apesar de causar dor e incomodo, não é muito perigoso e pode ser tratado com poucos dias!

O que é furúnculo? Quais os tipos de furúnculo?

Como acabar de vez com os furúnculos? Saiba quais as formas de prevenção!

Tipos de furúnculo

Você pode ouvir falar que existem tipos de furúnculos, mas na verdade não são necessariamente tipos diferentes, mas sim situações diferentes que fazem com que eles recebam nomes diferentes.

  • Carbúnculo – É o furúnculo que afeta as regiões com vários folículos capilares próximos, podendo infectar vários ao mesmo tempo. A região mais comum é a nuca, ou seja, quando existe infecção múltipla ela recebe o nome de carbúnculo.
  • Furunculose – É quando a pessoa apresenta furúnculos em lugares diferentes. Este problema acontece com bastante frequência entre as pessoas que coçam o furúnculo e com isso, acabam transportando as bactérias para outro lugar do corpo.

Furúnculo: Quais as causas?

A causa principal do furúnculo é através da infecção provocada pela bactéria Staphylococcus aureus. Esta bactéria vive naturalmente na nossa pele sem causar problemas, então a infecção acontece quando a pessoa sofre algum corte ou ferimento na pele.

Furúnculo: Como acontece a transmissão?

O furúnculo em si não pode ser transmitido, porém a bactéria causadora sim! Essa bactéria está presente na pele de aproximadamente 15% das pessoas, e podem ser transmitidas para a pele de outras pessoas, principalmente as mãos.

Furúnculo: Quem corre risco?

Existem fatores de riscos que tornam as pessoas mais propensas a sofrer com esta infecção e desenvolver furúnculo. Os grupos de risco são:

  • Pessoas com diabetes
  • Pessoas com AIDS
  • Pessoa com ACNE
  • Pessoas com sistema imunológico fraco
  • Pessoas obesas
  • Usuários de drogas injetáveis

Furúnculo: Quais os sintomas?

  • Abcesso – São acúmulos de pus, nódulos vermelhos, dolorosos duros e inchados
  • Coceira – Ao redor da região infecionada

Furúnculo tem cura?

Em grande parte dos casos o furúnculo nem precisa ser tratado e desaparece sozinho! Mas se a infecção não melhorar após alguns dias, pode ser um sinal que o seu sistema imunológico está fraco e não conseguiu combater à infecção. Nestes casos é necessário iniciar um tratamento específico para furúnculo. Então pode ser que o médico indique alguma pomada para furúnculo ou qualquer outro remédio para furúnculo.

Furúnculo: Quais os tratamentos?

O mais comum como já foi dito, é que a pele se rompa sozinha, liberando o pus e encerrando o processo inflamatório. Mas existem casos em que a pessoa precisa tomar antibiótico, além de casos extremamente raros onde pode haver à necessidade de um procedimento de drenagem. Jamais tome remédios por conta própria!

Furúnculo: Quais os lugares mais comuns?

O furúnculo pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas existem regiões que são mais propensas, são elas:

  • Axilas
  • Glúteos
  • Rosto
  • Coxas
  • Região genital

Como falamos, o furúnculo se desenvolve com mais facilidade nas regiões que ficam mais expostas à umidade, gordura e sofrem atrito constante com as roupas.

Furúnculo: Como prevenir?

As principais formas de prevenção do furúnculo são com cuidados para não levar a bactéria para a região lesionada da sua pele.

Fique tranquilo se tiver algum furúnculo porque eles quase sempre são infecções benignas de fácil tratamento. Observe se os sintomas vão melhorando com o passar dos dias e se sentir necessidade de avaliar melhor a situação, busque uma orientação médica. Caso seja necessário algum tratamento específico, siga corretamente as instruções para evitar que a infecção se agrave e possa causar problemas mais graves!

Eu quero saber se você já teve furúnculo e como fez para tratar? Conte quais foram os sintomas e quanto tempo demorou para curar totalmente. E assim encerramos mais um artigo bem interessante aqui no Buscar Saúde, se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder como maior prazer!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)