Fisiologia humana e fisiologia vegetal, o que é fisiologia?

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno Almeida.

O que é fisiologia humana e para que ela serve? Qual a diferença para a fisiologia vegetal? Por que isso tem relação com a homeostase corporal? Aliás, o que é homeostase? São muitas perguntas, mas garanto que as respostas são incríveis!

As aulas de ciência, biologia e fisiologia nos ensinam coisas incríveis, mas que nem sempre estamos prestando a devida atenção. Porém, se você chegou até este artigo do Buscar Saúde, é porque está buscando estes conhecimentos importantes. Então bora saber tudo sobre a fisiologia e a homeostase!

O que é fisiologia?

Estamos falando basicamente do ramo da Biologia que tem a função de estudar o funcionamento dos organismos vivos. Isto é, a fisiologia busca a compreensão das funções celulares, tecidos, órgãos e todos os sistemas dos organismos.

E não para por aí, pois a fisiologia também busca entender qual é a interação entre eles, visando explicar a importância dessa interação para a sobrevivência. Nestes estudos, a fisiologia trata das funções físicas, químicas e biológicas que garantem o funcionamento dos organismos.

Talvez você não saiba, mas os primeiros estudos sobre a fisiologia foram desenvolvidos na Grécia, há mais de 2 mil anos atrás. E graças aos avanços tecnológicos, atualmente estamos aprendendo cada vez mais desta área tão complexa e fascinante.

Fisiologia animal, fisiologia vegetal e fisiologia humana

O que é fisiologia e para que serve?

Fisiologia Humana

O organismo humano é composto por diversas partes que em conjunto conseguem garantir o funcionamento adequado. As moléculas, células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo precisam trabalhar de modo integrado, realizando variadas, complexas e numerosas reações químicas.

Com o estudo da fisiologia humana é possível compreender melhor o nível de organização do organismo. E olha que já temos várias definições importantes, que foram descobertas marcantes em cada época!

Sem as moléculas não haveriam as reações químicas em nível celular. E por falar nas células, elas são as menores unidades estruturais e funcionais. Os tecidos que são formados por grupos de células semelhantes, são os responsáveis por realizar alguma função particular.

Quando os diferentes tipos de tecidos são unidos, temos a formação dos órgãos que possuem funções específicas. Os sistemas são compostos por órgãos relacionados, que desempenham funções extremamente cruciais. Por fim, com todos estes sistemas funcionando de maneira integrada, temos a composição de um organismo, ou seja, um ser vivo!

Fisiologia Vegetal

Como o nome já sugere, a fisiologia vegetal é a responsável por estudar todos os organismos vegetais, além das suas interações com o ambiente. Nestes estudos estão englobados a interação com o solo, clima e outras interações ecológicas.

Olha que legal, os vegetais também apresentam moléculas, células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. As plantas dependem das reações químicas para crescer e se desenvolver adequadamente.

Existem alguns processos fisiológicos no mundo vegetal que são bem conhecidos, como por exemplo:

Homeostase

Finalmente chegou a hora de saber o que é homeostase, e também chegou o momento de entender porque a homeostase está diretamente relacionada com a fisiologia! A homeostase basicamente é a capacidade que o organismo tem em manter o seu ambiente interno com as condições estáveis vitais.

Então, a homeostase visa garantir um estado funcional do organismo em relação à todas as oscilações do ambiente externo. Existem várias homeostases no organismo, mas um exemplo simples de compreender é o controle da temperatura corporal. Quando estamos em condições normais, a temperatura deve estar perto de 37° C.

Entretanto, o aumento da temperatura corporal vai provocar alterações no funcionamento de várias atividades metabólicas. Quando isso acontece, o nosso organismo trabalha para produzir formas de resfriar o corpo para retornar à temperatura adequada, e a forma mais conhecida é a produção de suor.

Para aprender um pouco mais sobre homeostase, assista este vídeo abaixo com uma explicação bem detalhada sobre o tema!

Gostou destas dicas e quer aprender mais sobre o corpo humano? Continue lendo os artigos do Buscar Saúde. Nos ajude compartilhando nas suas redes sociais, e se tiver alguma dúvida ou sugestão, favor deixar nos comentários que iremos responder.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário