Estalar os dedos é um hábito de muitas pessoas e dificilmente você irá encontrar uma que nunca o tenha feito, nem que seja uma única vez por curiosidade. As razões para esta atitude variam bastante, algumas pessoas estalam pela sensação de prazer outras simplesmente por gostar do barulho. Este costume gera uma dúvida bem pertinente, estalar os dedos é prejudicial?

Existem pessoas que afirmam que estalam os dedos a muitos anos e nunca tiveram nenhum problema, outras afirmam que estalar os dedos é prejudicial para as articulações e deixam os dedos tortos, quem está com a razão? O que os especialistas dizem sobre estalar os dedos? Vamos responder estas dúvidas agora!

Por que as pessoas gostam de estalar os dedos?

As pessoas que estalam o dedo com frequência afirmam que ao fazê-lo, elas sentem uma sensação de alívio e isso pode ser explicado, a pessoa sente este alívio porque ao estalar os dedos, ela estimula um conjunto de terminações nervosas ao redor desta articulação e provocam um relaxamento dos músculos desta região, causando essa boa sensação.

Estalar dedos faz mal?

Segundo os especialistas, apesar do barulho gerado ao estalar os dedos ser irritante e causar incômodo e aflição para diversas pessoas, este hábito não é considerado danoso à saúde das articulações e a explicação é bem simples.

As articulações do nosso corpo são protegidas pelo líquido sinovial e quando uma pessoa exerce uma pressão visando estalar os dedos, ela provoca a separação desse líquido causando à quebra do selo do fluido sinovial. Esta perturbação da posição e da integridade do selo do fluido sinovial é a responsável por gerar o famoso som do estalo.

Quando a pessoa estala o dedo puxando-o para cima, também é possível ouvir o estalo, mas neste caso a razão é um pouco diferente. O estalo é causado por um vácuo que é formado graças a alteração da pressão e à movimentação brusca do líquido sinovial que protege a articulação. As pessoas não conseguem estalar os dedos a todo o momento, porque este selo do fluido sinovial leva aproximadamente cerca de 20 minutos para ser restabelecimento.

Estalar dedo faz mal?

Estalar dedo causa artrite?

Diversos estudos foram realizados envolvendo este assunto e o mais famoso deles chegou a ganhar o Prêmio Nobel na categoria prêmios alternativos a trabalhos científicos poucos convencionais no ano de 2009. Neste estudo Donald Unger, estalou somente os dedos da mão esquerda, duas ou mais vezes ao dia por 60 anos. Ele nunca estalou os dedos da mão direita e os resultados mostraram que não houve nenhum sinal de artrite ou outro problema.

Outro estudo famoso e bem mais amplo foi realizado nos anos 90 na cidade de Detroit, nos EUA. Neste estudo foram avaliadas 300 pessoas com idade superior a 45 anos, e o resultado mostrou que 84% das pessoas que apresentavam inflamações nas mãos costumavam estalar os dedos. Apesar deste resultado, os próprios pesquisadores afirmaram que não era possível confirmar uma ligação direta entre este hábito e as inflamações, mas chamaram a atenção para a coincidência da inflamação acontecer exatamente com as mesmas pessoas que estalavam os dedos.

Estalar os dedos engrossa as juntas?

Para esta pergunta a resposta é sim! Os movimentos repetitivos forçando as articulações podem deixá-las bem mais rígidas e consequentemente mais grossas. Os especialistas indicam que não são todas as pessoas que apresentam este engrossamento, isso está relacionado com a individualidade biológica, ou seja, as diferentes formas com que cada pessoa reage a cada estímulo ou estresse.

Considerações finais

Apesar dos inúmeros estudos realizados até hoje, as conclusões ainda são bem divididas entre os que acreditam que este hábito pode causar danos às articulações e aqueles que afirmam que não é prejudicial.

Apesar de parecer um assunto sem conclusão, os especialistas alertam sobre os riscos que não estão relacionados à articulação. Estalar os dedos de forma excessiva pode sim causar problemas como, por exemplo, lesões nos polegares ou até mesmo torções nos ligamentos dos dedos.

Estes problemas são bem raros, mas nenhum risco pode ser descartado, ou seja, evite os excessos e caso perceba qualquer alteração ou sinta algum incomodo, busque a orientação médica imediatamente.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Estalar dedos faz mal? Quais os riscos?”

  1. Renato Gabriel Moraes de Freitas

    Sofri um acidente de carro. Sou vítima de fratura cervical. Recebi engessamento no braço direito, sem fratura. Sou vítima atrofia do braço direito por engessameno. Recebi orientação para alongamento e assim procedo, existe contraindicação?

    Responder
    • Bruno

      Renato primeiramente te desejo um boa recuperação! Sopre o alongamento a orientação foi médica? Se sim você continuar com os alongamentos indicados, se a orientação não foi médica, o mais indicado é conversar com o médico que está acompanhando o seu caso, principalmente por causa da lesão na cervical. Geralmente a fisioterapia é o mais indicado por contar com profissionais capacitados te ajudando na execução dos movimentos. Bom, espero ter lhe ajudado e obrigado por visitar o site!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)