O que é enfisema pulmonar? Quais as causas de enfisema pulmonar? Quais os sintomas de enfisema pulmonar? Neste artigo vamos falar todas as características deste problema que é muito comum entre os fumantes, mas será que são apenas as pessoas que fumam cigarro excessivamente que correm este risco? Todas estas respostas e muitas informações interessantes você confere agora no Buscar Saúde!

O que é enfisema pulmonar?

O enfisema pulmonar é classificado como uma grave doença respiratória que se desenvolve nos pulmões das pessoas que fumaram cigarro por muitos anos. O enfisema pulmonar causa a diminuição da elasticidade dos pulmões, além da destruição dos alvéolos pulmonares.

Infelizmente o enfisema pulmonar não tem cura, mas o que muitos não imaginam é que os sintomas desta doença podem ser aliviados e em alguns casos até evitados, desde que o tratamento adequado seja feito depois da orientação de um médico especializado, que neste caso é um pneumologista.

O que é enfisema pulmonar?

Conheça os principais sintomas e as causas de enfisema pulmonar!

Enfisema pulmonar: Sintomas

A eficiência do tratamento depende bastante do estágio da doença. Portanto, quanto mais rápido iniciar o tratamento, maiores serão as chances de combater os sintomas. Os sintomas mais comuns do enfisema pulmonar são:

  • Tosse
  • Dificuldade para respirar
  • Sensação de falta de ar
  • Respiração ofegante

Enfisema pulmonar: Diagnóstico

Para diagnosticar esta doença, o médico vai observar os sintomas e também perguntar sobre o histórico de vida do paciente. Certamente será pedido um exame para avaliar uma possível inflamação do pulmão, além de fazer uma ausculta pulmonar para observar os sons produzidos pelo pulmão durante a respiração.

Em alguns casos podem ser feitos exames mais específicos para avaliar as capacidades pulmonares. O exame de espirometria tem como objetivo medir o volume de ar que é inspirado para verificar se é uma quantidade satisfatórios ou não.

Enfisema pulmonar: Causas

Aproximadamente 80% dos casos de enfisema pulmonar acontecem em pessoas fumantes, mas esta doença também pode ser causada por uma deficiência da enzima alfa-1 antitripsina, além de outras doenças como por exemplo, asma e bronquite crônica.

Enfisema pulmonar: Tratamento

Como falamos, o tratamento precisa ser muito bem orientado, então os remédios para enfisema pulmonar devem ser prescritos por um pneumologista, porque ele precisa acompanhar a evolução do tratamento, fazendo possíveis adaptações de acordo com o grau da doença.

Em alguns casos pode ser indicado também algumas sessões de fisioterapia respiratória, que contam com exercícios para estimular uma expansão do pulmão, aumentando os níveis de oxigênio no organismo.

Enfisema pulmonar: Complicações

Ao contrário do que muitos pensam o enfisema pulmonar não é câncer, mas quem sofrem com essa doença tem mais chances de desenvolver câncer de pulmão, principalmente se a pessoa afetada continuar fumando após o diagnóstico.

O tratamento vem evoluindo cada vez mais e como falamos, vários casos são controlados e a pessoa não tem a sua qualidade de vida muito prejudicada, mas nem sempre foi assim!

Mesmo sendo uma doença grave, cerca de 80% das pessoas diagnosticadas com essa doença vivem mais 5 anos após a descoberta. Mas isso depende de vários fatores como por exemplo, idade, hábitos de vida, estado de saúde e tratamento realizado corretamente.

Enfisema pulmonar: Prevenção

Obviamente a melhor maneira de prevenir este problema é não fumar, além de evitar locais com fumantes, mas estes não são os únicos cuidados! Você também deve tomar várias outras medidas de prevenção para a sua saúde respiratória, são elas:

  • Evitar poluentes do ar
  • Evitar ambientes com muitos produtos químicos
  • Evitar crises de ansiedade e estresse
  • Evitar locais muito quentes ou muito frios
  • Evitar locais com muita fumaça

Um bom hábito alimentar e realização regular de atividade física também são ações importantes para quem quer manter uma boa saúde, mantendo-se afastado de doenças e problemas de saúde graves como enfisema pulmonar.

Neste vídeo a segui você pode conferir um vídeo bem didático com várias informações importantes sobre enfisema pulmonar, vale muito a pena assistir

Se você conhece alguém que precisa largar o vício em cigarro, envie este artigo e nos ajude a compartilhar estas importantes informações! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que vamos responder com maior prazer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)