Doença de Haff, causas, sintomas e tratamentos!

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno.

Será que você sabe o que é doença de Haff? Sabe identificar os sintomas da doença de Haff? Neste artigo o Busca Saúde vai responder essas perguntas, além de explicar qual o melhor tratamento para a doença de Haff.

O que é doença de Haff?

Estamos falando de uma doença rara que geralmente surge de forma repentina! A doença de Haff basicamente é caracterizada quando há a ruptura das células musculares.

O que causa a doença de Haff?

Assim como praticamente todas as doenças raras, a doença de Haff não tem causa completamente definida, ou seja, os agentes causadores ainda estão em discussão! O que se sabe até o momento, é que o desenvolvimento da doença de Haff tem ligação com alguma toxina biológica que está presente nos crustáceos e peixes de água doce.

Como essa toxina é termoestável, ela não é destruída durante o processo de cozimento ou fritura. Outro fator que dificulta a prevenção deste problema, é que esta toxina não provoca nenhuma alteração no sabor ou na cor do alimento. Por isso, é tão natural que as pessoas consumam os peixes ou crustáceos contaminados sem saber.

O que é doença de Haff?

Conheça os sintomas da doença de Haff

Quais os sintomas da doença de Haff?

Os sintomas geralmente surgem entre 2 e 24 horas após o consumo do peixe ou crustáceo contaminado, que mesmo bem cozido pode passar a toxina. Como são problema relacionados à destruição das células musculares, os sintomas principais são:

Se você notar um ou mais destes sintomas, principalmente o escurecimento da urina, você deve consultar um clínico geral imediatamente para avaliar os sintomas, realizar os exames e se necessário, iniciar o tratamento adequado!

Caso você não saiba, a cor do xixi diz muito sobre o seu organismo, e tem um artigo completo sobre o tema aqui no Buscar Saúde, vale a pena ler para aprender cada vez mais!

Geralmente os exames indicados para diagnosticar a doença de Haff são:

Este último é fundamental para o diagnóstico da doença de Haff, pois ele mostra se os níveis de CPK estão muito acima do que é considerado normal!

Como é o tratamento da doença de Haff?

É fundamental que a doença seja identificada e tratada o mais rápido possível, senão ela pode evoluir para quadros mais graves e trazer complicações sérias para as pessoas afetadas! Dentre os principais problemas, podemos citar:

O tratamento geralmente exige uma excelente hidratação nas primeiras 72 horas depois do surgimento dos sintomas, porque assim é possível diminuir a concentração da toxina no sangue, favorecendo a sua eliminação através da urina.

Dependendo do diagnóstico, o médico pode indicar o uso de algum analgésico para aliviar a dor muscular, além de outros medicamentos diuréticos que tem o mesmo objetivo da ingestão de líquidos, que é estimular a produção de urina para limpar ao máximo o organismo.

Se quiser conhecer mais detalhes sobre a doença de Haff, saber como se prevenir e como agir caso esteja com a doença, assista este vídeo abaixo com ótimas informações sobre o tema!

Se tiver gostado deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais. Se tiver ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, deixe nos comentários para nos ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo que trazemos aqui no Buscar Saúde.

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário