Todas as pessoas já sentiram dor de cabeça e sabemos que é um problema bem incômodo não é mesmo? Para algumas pessoas, a dor de cabeça é algo muito raro, mas para outras a dor de cabeça constante atrapalha diversas atividades do trabalho ou dos estudos. Se você está cansado de tomar remédios para dor de cabeça, este artigo vai te dar informações importantes que podem te ajudar a se livrar das dores de cabeça.

Tipos de dor de cabeça!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor de cabeça é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A dor de cabeça pode afetar as crianças, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos. As causas da dor de cabeça podem ser bem variadas e a intensidade também.

Na sequência do artigo vamos apresentar as principais causas de dor de cabeça, além de mostrar quais são as dicas e atitudes que podem te ajudar a prevenir e se livrar da dor de cabeça.

Tipos de dor de cabeça

Quais as principais causas da dor de cabeça?

Dor de cabeça: Água

Caso você não saiba, o nosso corpo é formado por aproximadamente 60% de água, ou seja, quando estamos desidratados é impossível que o corpo funcione normalmente! Portanto, a dor de cabeça pode ser um sinal de desidratação.

Aqui no Buscar Saúde tem um artigo inteiro falando o que acontece quando o nosso corpo fica sem água, vale a pena conferir. Para evitar este problema você deve manter o corpo bem hidratado e tomar a quantidade ideal de água e principalmente, beber água na hora certa.

Dor de cabeça: Sono

Dormir bem é fundamental para ajudar na recuperação e descanso de todo o corpo! Quando a pessoa não dorme bem ou não dorme a quantidade mínima necessária, um dos reflexos é a dor de cabeça. Sendo assim, tenha bons hábitos noturnos e cuide para que o seu sono seja da melhor qualidade possível, passando por todas as fases do sono.

Dor de cabeça: Alimentação

Ter uma boa alimentação também é fundamental para prevenir as crises de dor de cabeça. As pessoas que consomem alimentos ricos em gorduras estão mais propensas à sofrer com dor de cabeça. Os especialistas indicam que a pessoa deve evitar o consumo de alimentos pesados principalmente durante à noite.

A pessoa que passa longos períodos sem se alimentar certamente vai apresentar dor de cabeça! Sem alimentação, falta energia para o cérebro desempenhar as suas funções básicas, e o reflexo disso é uma dor de cabeça que começa leve e vai só piorando se o jejum continuar.

Dor de cabeça: Sol

Ficar muito tempo exposto ao sol é uma das principais causas da dor de cabeça, principalmente quando a exposição acontece entre às 10 da manhã e às 4 da tarde. O sol por si próprio já é capaz de causar a dor de cabeça, mas quando observamos que esta exposição favorece a desidratação, temos dois causadores da dor de cabeça e por isso, fica fácil entender porque as queixas são tão comuns nesta situação.

Dor de cabeça: Atividade física

A prática regular de atividade física é uma forte aliada para ajudar na prevenção da dor de cabeça. Isso acontece porque ao se exercitar, há uma melhoria de todo o funcionamento do corpo, ajudando a se livrar de problemas comuns como a dor de cabeça por exemplo. Caso a dor de cabeça apareça apenas ao se exercitar, você deve interromper à atividade física e buscar uma orientação médica para avaliar o problema.

É importante frisar que quando a pessoa se exercita em dias muito quentes e não se hidrata corretamente, a dor de cabeça mesmo surgindo ao se exercitar provavelmente não tenha ligação com o exercício, mas sim com a falta de água ou condição climática. Tudo isso deve ser devidamente observado!

Dor de cabeça: Medicamentos

Existem pessoas que tomam remédio para dor de cabeça ao menor sinal de dor e isso pode ser muito perigoso! Existem medicamentos específicos para cada tipo de dor de cabeça e a medicação depende de um exame e prescrição médica. Sem falar que o organismo fica viciado naquele medicamento e sem ele, a pessoa tem a sensação de que está com dor.

Quem toma remédio por conta própria pode estar aliviando a dor momentaneamente, mas talvez este próprio medicamento esteja aumentando as crises e piorando os próximos sintomas! Jamais se automedique, pois o certo é conversar sempre com o médico sobre qual o melhor remédio para dor de cabeça para o seu caso específico!

Dor de cabeça: Produtos químicos

Existem cheiros tão fortes que podem causar dor de cabeça na pessoa imediatamente. Sendo assim, o cheiro forte de perfumes e produtos de limpeza também estão os causadores de dor de cabeça. É importante identificar se este cheiro é a causa e evitar o contato com este tipo de produto.

Dor de cabeça: Estresse

O estresse é uma porta aberta para vários problemas de saúde! Desde os mais simples como a dor de cabeça, até alguns mais graves como a gastrite por exemplo. As pessoas estressadas convivem quase que diariamente com a dor de cabeça e se o problema não for tratado, a qualidade da vida de pessoa certamente será prejudicada.

Se você tem dor de cabeça constante, não tome medicamento simplesmente para a dor passar. O certo é buscar a causa destes problema para se livrar de vez das crises de dor de cabeça! Você viu que existem várias causas comuns que quase todo mundo pode estar passando no dia a dia, então é necessário avaliar qual a melhor maneira de evitar estas condições que favorecem o desenvolvimento da dor de cabeça.

Se a dor de cabeça constante não melhorar mesmo com a prevenção destas situações, o médico deve ser procurado imediatamente para avaliar a situação, porque pode ser um sinal de algum problema mais grave!

Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder. Qualquer dúvida ou crítica construtiva também é muito bem vinda, podendo ser importante para melhorar ainda mais o conteúdo do Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)