Você sabe o que é soluço? Neste artigo vamos mostrar as causas do soluço e explicar se este problema é grave ou não. Saiba como parar o soluço e descubra se tomar susto faz parar de soluçar. Existem vários ditos populares de técnicas para parar o soluço, mas será que elas funcionam mesmo? Na sequência do artigo vamos mostrar as melhores dicas de como parar o soluço rapidamente!

Soluço: O que é?

Quando uma pessoa começa a soluçar, nada mais é que uma contração involuntária do diafragma e alguns outros músculos da região torácica. Esta contração involuntária provoca o fechamento da glote e causa uma vibração das cordas vocais, fazendo com que saia aquele famoso som característico do soluço.

Como parar o soluço?

Dicas infalíveis para parar de soluçar!

Soluço: Quais as causas?

Este espasmo geralmente é desencadeado pela irritação de algum nervo como por exemplo, o nervo vago ou o nervo frênico. Este problema pode ocorrer por diversos fatores, são eles:

  • Excesso de dilatação do estômago causada por grande ingestão de comida e/ou bebidas gasosas.
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Doenças gastrointestinais
  • Alterações dos níveis de eletrólitos do sangue
  • Problemas renais
  • Redução do nível de gás carbônico no sangue, geralmente acontece quando a respiração fica acelerada.
  • Infecções
  • Inflamações respiratórias ou abdominais
  • Cirurgias na região do torácica ou abdominal

É importante informar que são raros os casos em que o soluço é um sinal de algum problema grave. Mas quando você tem surto de soluço frequentemente, isso deve ser observado para avaliar melhor o problema.

Soluço no bebê, o que pode ser?

É muito comum ver um bebê soluçando e isso pode acontecer antes do nascimento, ainda no útero da mãe. O soluço entre os bebês é algo muito comum porque os seus músculos torácicos e diafragma ainda estão em desenvolvimento. Sendo assim, o soluço não deve ser motivo de desespero, a mamãe deve apenas ficar atenta à frequência do soluço. Caso o bebê continue soluçando 2 dias seguidos pode ser um sinal de infecção ou inflamação, então é importante consultar um pediatra.

Como parar soluço: Beber água gelada

Uma das maneiras de parar o soluço é bebendo água gelada ou então chupar gelo. Estas ações estimulam os nervos e músculos da região torácica.

Como parar soluço: Prender a respiração

Outra forma de parar o soluço é prender a respiração o tempo máximo que conseguir ou respirar dentro de um saco de papel. Estas ações provocam um aumento do nível de gás carbônico no sangue estimulando o sistema nervoso.

Como parar soluço: Controlar a respiração

Outra alternativa para parar o soluço envolvendo a respiração é controlar o ritmo. Sendo assim, você deve respirar bem fundo e lentamente. Esta ação estimula diretamente o diafragma.

Como parar soluço: Manobra de Valsava

Mais uma maneira de parar o soluço é fazer a manobra de Valsava que consiste em fechar o nariz e a boca e fazer força para soltar o ar. Esta ação também estimula os músculos do tórax.

Como parar soluço: Tomar um susto

Acredite se quiser, mas existe comprovação científica sobre isso. O susto faz sim a gente parar de soluçar e isso acontece porque neste momento, uma boa quantidade de adrenalina é liberada estimulando os músculos.

Existem remédios para tratamento do soluço, mas eles só devem ser usados em caso de prescrição médica. Portanto, jamais se automedique, os efeitos colaterais podem ser gravíssimos e em muitos casos irreversíveis. Chegamos ao final deste artigo e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários quer iremos responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)