O câncer de próstata é um problema que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo. Por isso, cresce cada vez mais o número de campanhas para incentivar o exame de próstata. Se você não sabe o que é Novembro Azul, é o principal movimento de conscientização e combate ao câncer de próstata.

Câncer de próstata

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, cerca de 68 mil brasileiros devem sofrer com câncer de próstata entre 2018 e 2019. Este altíssimo número mostra que o câncer de próstata já é uma das doenças mais comuns entre os homens no país.

De acordo com estudos realizados, cerca de 64% dos avaliados afirmaram que não se previnem contra o câncer. Se este número já é preocupante, você vai ficar ainda mais impressionado quando souber que cerca de 80% não fazem o exame de toque que é fundamental para combater este câncer.

Exame de próstata, qual a importância?

Saiba se câncer de próstata tem cura e quais são os riscos!

Câncer de próstata: Sintomas

Muitas perguntas estão relacionadas aos sintomas do câncer de próstata! Segundo os especialistas, o câncer de próstata raramente apresenta sintomas, e quando isso acontece é um sinal terrível, visto que os sintomas aparentes só surgem quando o tumor já está em estágio avançado. Os principais sintomas são:

  • Dificuldade em urinar
  • Urinar apenas poucas gotas
  • Dor ao urinar
  • Ardor ao urinar
  • Vontade constante de urinar
  • Sensação de bexiga cheia depois de urinar
  • Urina escura
  • Sangue na urina

No casos onde o câncer já se encontra em uma fase muito avançada, a pessoa também pode sofrer até mesmo com infecções e dor nos ossos.

Câncer de próstata: Estágios

Quando o diagnóstico confirma a existência do câncer de próstata, o próximo passo que os especialistas vão dar é justamente para identificar o estágio do câncer. Isso é fundamental para determinar o tratamento adequado. Os estágios do câncer de próstata são:

  • Estágio A – Um tumor que ainda não é visível e nem palpável ao toque.
  • Estágio B – Um tumor dentro da próstata que já é palpável ao toque e também é visível em exames de imagem.
  • Estágio C – Um tumor que já atingiu as vesículas seminais que ficam próximas à próstata.
  • Estágio D – Um tumor que já atingiu outros órgãos, podendo afetar a uretra, o reto e a bexiga.

Câncer de próstata: Quebrar o tabu

Apesar de ser um tabu para muitos homens, o exame de toque é uma das formas mais eficazes para detectar possíveis alterações que possam indicar algum tumor no paciente. Os urologistas explicam que o exame é muito simples e rápido, sendo fundamental para garantir uma avaliação precisa sobre o câncer de próstata.

Câncer de próstata: Fatores de risco

De acordo com os especialistas, as pessoas que sabem que alguém da família já teve câncer de próstata, precisam ter atenção redobrada por causa dos fatores hereditários. No caso do câncer de próstata, você deve ficar atento principalmente pelos casos do lado paterno da família. Se alguém da família já teve câncer de próstata, o exame de próstata dos demais homens da família devem ser indispensáveis e começar a partir dos 40 anos.

Outro fator de risco associado ao câncer de próstata que poucas pessoas conhecem, é o colesterol alto? A manutenção dos bons níveis de colesterol no organismo podem ajudar na prevenção do câncer na próstata. Estudos mostram que as pessoas com câncer de próstata que mantém o colesterol controlado, tem uma diminuição considerável na gravidade do câncer.

Câncer de próstata tem cura?

Na maioria dos casos o câncer de próstata tem cura! Principalmente quando é descoberto logo no início e o tratamento adequado é iniciado imediatamente. Os tratamentos para o câncer de próstata podem variar de acordo com a gravidade da doença, e os principais métodos são:

  • Cirurgia – O procedimento cirúrgico visa remover a próstata.
  • Radioterapia – Este procedimento é usado quando o tumor não atingiu outros órgãos, ou atingiu somente as regiões mais próximas.
  • Quimioterapia – Este procedimento é à base de remédios na veia ou através de comprimidos.

Em muitos casos, os pacientes que estão se tratando do câncer de próstata vão sentir efeitos colaterais por causa dos tratamentos que são bem invasivos. Os principais efeitos colaterais são incontinência urinária, impotência e impossibilidade de ter filhos. Apesar de ter efeitos colaterais graves, se a pessoa não tratar corretamente a doença pode se espalhar podendo ser fatal.

Agora vocês sabem mais sobre esta perigosa doença e podem nos ajudar a conscientizar os seus amigos e parentes sobre os riscos do câncer de próstata. Se achou interessante, compartilhe esse artigo com os homens que conhece, pois o exame de próstata pode salvar muitas vidas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Câncer de próstata, quando fazer o exame de próstata?”

  1. Graça

    Mensagem maravilhosa. Direta, bem informativa.

    Responder
    • Bruno

      Obrigado por ter comentado e que bom que as informações foram boas. Espero que continue acessando o Buscar Saúde!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)