O dente siso nascendo é um dos principais motivos que levam uma pessoa ao dentista! Se você não sabe o que é dente do siso e quais as suas principais características, este artigo vai trazer muitas informações esclarecedoras.

Pesquisando sobre o assunto encontramos várias dúvidas, e com elas existem diversos mitos e verdades sobre o dente siso. Para ajudar a te afastar dos riscos de confiar em uma falsa informação, trouxemos várias respostas e dicas interessantes.

O que é dente siso?

Chamado de terceiro molar, o dente siso é uma herança dos nossos ancestrais, que usavam este dente para triturar os alimentos que naquela época eram muito mais duros, além de serem consumidos crus.

Os dentes do siso em homens pré-históricos eram muito maiores, justamente porque eram constantemente utilizados. Com o passar de vários séculos, estudos mostram que a nossa arcada dentária diminuiu de tamanho, ou seja, há menos espaço para esses dentes na boca, fazendo com que o dente do siso ficasse sem espaço!

Dente siso nascendo causa dor!

Saiba quando é necessário extrair os dentes do siso e porque este problema acontece!

Dente siso: Complicações

Já que os dentes do siso perderam a sua função biológica, por que eles continuam fazendo parte da arcada dentária? A melhor opção é realmente extraí-los? Vamos explicar se todo mundo deve tirar o dente siso e quando isso é necessário.

Dente siso: Algumas pessoas nascem sem

Essa é sim uma verdade! Existem pessoas que não desenvolvem os terceiros molares, mas isso não é problema. Este fator acontece com pessoas que nascem sem a base que dá origem a esse dente.

Dente siso: Pode entortar outros dentes

Existem pessoas que afirmam que um dente pode empurrar o outro, mas isso não é uma verdade absoluta. Os especialistas explicam que o que afeta o alinhamento dos dentes é a forma como se usa a boca, com o posicionamento dos dentes, além do pequeno espaço entre os dentes para acomodá-los corretamente na arcada.

Dente siso: Pode ter cáries antes de nascer

Este é outro mito! O dente só pode ter cáries quando inicia o seu processo de erupção. Portanto, a gengiva é como se fosse uma espécie de proteção.

Dente siso: É o maior dente do fundo da boca

Este é outro mito! Siba que não existe um padrão para a formação dos dentes do siso, ou seja, eles podem ser pequenos ou grandes, variando inclusive o tamanho da raiz e o seu formato.

Dente siso: Repousar depois de tirar o siso

A retirada do siso é um procedimento bem intenso e o repouso é fundamental para a boa recuperação! O tempo de recuperação vai depender da complexidade da cirurgia, pois existem dentes que podem ser facilmente removidos, mas existem casos em que o procedimento precisa ser muito mais invasivo.

Dente siso: Esperar nascer para extrair

Este é mais um mito! Como grande parte das pessoas não faz um acompanhamento regular com o dentista, a maioria delas só descobre a necessidade de extrair o siso quando já está com um problema grave e sentindo bastante dor.

Caso você não saiba, os dentes do siso podem ser extraídos antes mesmo de ter qualquer parte visível na gengiva. Os exames de radiografias conseguem mostrar se o posicionamento do dente é problemático ou não. Então é fundamental contar com uma orientação capacitada para evitar o incomodo maior.

Os especialistas indicam que o procedimento pode ser muito mais simples e menos doloroso se a pessoa descobrir o problema logo no início, visto que nesta condição as raízes ainda não estão totalmente formadas, sendo o momento ideal para fazer a extração.

Entre os 15 e 17 anos o procedimento é mais tranquilo. Depois dos 30 anos de idade, o osso fica muito mais duro e as raízes estão complemente formadas, deixando a cirurgia para a extração muito mais dolorosa e complexa.

Dente siso: Não precisa extrair todos

Aqui temos uma informação importante que muita gente acha que é mentira! Quando há necessidade de extrair um dente do siso, isso não significa que todos os outros precisam ser extraídos, visto que o que manda é a posição dos mesmos. Entretanto, a recomendação é que se a pessoa vai remover o dente superior esquerdo, ela também faça a remoção do inferior do mesmo lado, e assim vice-versa.

Dente siso: Escovação natural

Quando acontece um procedimento cirúrgico, a região fica muito mais sensível! Sendo assim, a escovação naquela região deve ser realizada de maneira bem cautelosa. Mas no restante da boca, a escovação pode ocorrer normalmente.

E aí o que acharam dessas curiosidades e dicas? Conhece alguém que está com problemas no dente siso? Compartilhe essas informações e nos ajude a espalhar estas dicas que podem ajudar muitas pessoas.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, deixe nos comentários que iremos responder com maior prazer. Quem sabe sua pergunta não vire um tema de um artigo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)