O tema deste artigo é sensibilidade dos dentes e pesquisando sobre isso encontramos muitas perguntas comuns como por exemplo, quais as causas da dor de dente? Qual o melhor remédio para dor de dente? Além destas respostas vamos falar detalhadamente das formas de tratar a dor de dente.

Sensibilidade nos dentes: Quais as causas?

O aumento de sensibilidade dos dentes é um problema bem comum que quase sempre está associado às superfícies dentárias expostas. Quando uma pessoa está com dor de dente, a causa mais comum é a cárie dentária, que ocorre quando não há uma devida higiene bucal. Para evitar este problema é importante realizar uma escovação regular adequada, além de usar fio dental e consultar frequentemente o seu dentista de confiança. Entretanto, existem outros fatores que causam dentes sensíveis.

Remédio para dor de dente

Conheça as principais causas de dor de dente!

Dor de dente: Causas e Sintomas

A sensibilidade dentária é justamente uma dor bem incomoda que pode ser notada durante o uso de fio dental, escovação dos dentes, exposição à temperatura quente ou fria, contato com alimentos ou bebidas ácidas. É importante informar que a dor de dente pode ir se agravando com o passar do tempo, portanto, é necessário combater as causas no início do problema. As causas mais comuns de dor de dente são:

  • Aumento da placa bacteriana nos dentes
  • Escovação incorreta
  • Tratamentos odontológicos recentes
  • Desenvolvimento de cárie dentária
  • Dente rachado
  • Dente com microfissuras
  • Consumo de alimentos ou bebidas ácidas
  • Creme dentão inadequado
  • Gengivite
  • Dentes tortos

Dor de dente: Tratamento

Em vários casos a dor de dente desaparece pouco tempo depois de surgir, mas é importante consultar um dentista para analisar o problema, porque isso pode ser um sintoma de algum problema que está iniciando.

Para as pessoas que estão com sensibilidade bem forte, não é recomendado usar nenhum tipo de remédio para dor dente, nem mesmo os remédios caseiros. O aconselhado é consultar imediatamente o seu dentista de confiança para avaliar detalhadamente o problema e descobrir a causa da dor de dente.

Depois que o dentista fizer a avaliação do problema, ele saberá indicar qual é o tipo de tratamento correto para o seu caso. A partir disso, ele pode ou não indicar remédio para aliviar a dor de dente, ou seja, você precisa seguir a orientação e principalmente respeitar as doses e tempo de duração do tratamento!

Quase sempre é indicado um creme dental pra quem tem dentes sensíveis. Isso acontece porque esta pasta de dente possui vários compostos que são importantes para aliviar a sensação de dor.

Dor de dente: Gel de flúor

Talvez a sensibilidade tenha ligação com a perda ou enfraquecimento do esmalte do dente, e uma das técnicas usadas para fortalecer o esmalte dos dentes e reduzir a intensidades das dores é a aplicação de flúor. Ela ocorre através de um procedimento bem simples, rápido e indolor!

A após retirar a cárie no dente é necessário corrigir a falha que a cárie causou. Quando a pessoa tem uma obturação de metal, geralmente ela precisa ser trocada por um material melhor como a resina por exemplo, porque assim é possível reduzir a sensibilidade.

Para as pessoas que não tem nenhum tipo de obturação, a aplicação da resina evita que novos procedimentos precisem ser realizados para trocar a obturação por outro material.

Quando a causa da dor de dente é um problema que afetou a raiz do dente, a solução quase sempre é o temido tratamento de canal. Ele é usado quando a dor é muito forte e não pode ser tratada por outros meios.

Saiba que o tratamento de canal é um dos procedimentos mais caros! Ele ocorre pela falta de cuidado do paciente quanto à higiene bucal, mas principalmente pela falta de visitas regulares ao dentista, que poderia detectar o problema no início e realizar procedimentos bem mais simples e mais baratos.

Dor de dente: Usar aparelho ortodôntico

Quando a dor de dente é causada pelo posicionamento incorreto dos dentes, a solução é usar aparelhos ortodônticos para promover a correção dos dentes. Nestes casos a pessoa precisa ter bastante paciência, porque é um procedimento que pode demorar vários anos.

Dor de dente: Como prevenir?

Para prevenir a sensibilidade e dor nos dentes é fundamental manter uma ótima higiene bucal! Existem pessoas que mesmo cuidando bem dos dentes, ainda sim tem dentes sensíveis, o que fazer? Converse com seu dentista sobre todas as dúvidas e explique que mesmo seguindo as orientações de higiene, a sensibilidade dentária persiste.

Você tem dor de dente ou já teve sensibilidade nos dentes? Como foi o tratamento? Deixe nos comentários as sugestões tem para quem está sofrendo com esse problema! Caso tenha ficado alguma dúvida. Deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)