A pessoa que consome álcool excessivamente certamente terá efeitos devastadores em seu organismo. O objetivo deste artigo é te ajudar a compreender melhor todos os malefícios das bebidas alcoólicas e para isso, trouxemos uma lista com as principais doenças que podem ser causadas ou agravadas pelo consumo irresponsável e sem moderação de álcool.

Doenças causadas pelo álcool: Câncer

Este é problema mais grave e certamente é o que mais atrai a atenção das pessoas! De acordo com vários estudos, a pessoa que consume álcool excessivamente tem um aumento considerável no risco de desenvolver câncer na boca, garganta, laringe, esôfago, fígado e/ou mama.

Doenças bebidas alcoólicas

Conheça todos os riscos do abuso no consumo de álcool.

Doenças causadas pelo álcool: Doenças cardíacas

Este é outro problema bem comum entre as pessoas que consome bebidas alcoólicas excessivamente. Este hábito provoca uma aglomeração das plaquetas, podendo levar a coágulos sanguíneos e posteriormente ataque cardíaco e/ou acidente vascular cerebral. Além destes problemas, a pessoa que abusa do álcool pode sofrer com enfraquecimento dos músculos do coração, fibrilação auricular e ventricular e também arritmia no coração.

Doenças causadas pelo álcool: Cirrose

Outra doença bastante conhecida pelo consumo exagerado de álcool é a cirrose! Ela provoca a morte das células das células do fígado, deixando-o incapaz de funcionar. Esta doença pode aparecer tanto nas mulheres, quanto nos homens, mas estudos apontam que as mulheres são mais afetadas.

Doenças causadas pelo álcool: Demência

O abuso no consumo de álcool também pode provocar a morte das células cerebrais, principalmente das células que estão relacionadas à memória, pensamento lógico, julgamento, capacidade de discernir, resolução de problemas e outras habilidades mais complexas.

Doenças causadas pelo álcool: Depressão

As pessoas que sofrem com depressão geralmente buscam saídas desesperadoras e muitas delas bebem muito para tentar “melhorar”. Por outro lado, estudos apontam que o álcool também pode ser um fator de risco para o desenvolvimento da depressão.

Doenças causadas pelo álcool: Pancreatite

O pâncreas é um órgão que é muito prejudicado quando a pessoa consome muita bebida alcoólica. Ele pode ficar bem inflamado e a pancreatite interfere no bom funcionamento do sistema digestivo, causando dor crônica e uma diarreia constante.

Doenças causadas pelo álcool: Convulsões epilépticas

Quando a pessoa tem problema crônico com alcoolismo, ela pode sofrer com convulsões epilépticas. Para as pessoas que fazem uso de medicamento anti-convulsão, o consumo de álcool pode interferir no funcionamento adequado.

Doenças causadas pelo álcool: Pressão alta

Outro problema causado pelo consumo excessivo de álcool é alteração e elevação da pressão arterial. Sendo assim, a pessoa que bebe excessivamente, pode sofrer com pressão alta, que é resultado da constrição dos vasos sanguíneos. A pressão alta precisa ser tratada, caso contrário ela pode progredir para um AVC, doença cardíaca e/ou doença renal.

Doenças causadas pelo álcool: Dano dos nervos

O consumo abusivo de álcool prejudica e muito o bom funcionamento do sistema nervoso! As consequências podem ser fortes dores nas extremidades, sentimentos de alfinetadas e dormência nos membros. Se o problema não for controlado, a pessoa pode sentir fraqueza muscular, constipação, incontinência e/ou disfunção erétil.

Estamos chegando ao final deste artigo e agora vocês conhecem os riscos e principalmente, sabem quais são as doenças mais comuns que são causadas pelo consumo abusivo de álcool!

A melhor maneira de prevenir estas doenças é sem dúvidas, procurar o tratamento para o alcoolismo e tratar os problemas caso eles já existam. Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)