Cortes de cabelo masculino, cortes de cabelo feminino, cabelos longos, cabelos curtos, cabelos ruivos, loiros, grisalhos e etc. Quando o assunto é cabelo temos muitos detalhes que podem ser tratados e quando o tema é amplo, certamente gera bastante curiosidade entre as pessoas! Pensando nisso, resolvemos fazer este artigo que vai apresentar os principais fatos curiosos envolvendo o cabelo.

Curiosidades sobre o cabelo dos seres humanos!

Muitos especialistas tratam os cabelos como a moldura do rosto e se você perguntar para as pessoas qual a parte do corpo que elas mais gostam, várias delas vão dizer que é o cabelo.

Entretanto, também existem casos em que a pessoa odeia o seu cabelo, e essa aprovação ou reprovação pode acontecer por vários motivos que envolvem principalmente os gostos pessoais de cada um.

Indiferente do tipo de cabelo, da cor e do tamanho, eles são importantes e devem ter a nossa devida atenção! Na sequência do artigo você vai conhecer as principais curiosidades envolvendo o cabelo.

Curiosidades: Pelos pequenos

Vários estudos mostram que nós seres humanos somos tão cabeludos quanto os macacos. De acordo com os especialistas, se você pegar uma lupa e olhar para o seu corpo, certamente vai conseguir visualizar uma enorme quantidade de pequenos cabelos claros. Os estudos mostram que a densidade pode variar bastante entre as pessoas, sendo que a variação acontece principalmente de acordo com a cor do cabelo.

  • Pessoas com cabelos loiros – Aproximadamente 146 mil fios
  • Pessoas com cabelos pretos – Aproximadamente 110 mil fios
  • Pessoas com cabelos castanhos – Aproximadamente 100 mil fios

É importante frisar que estes valores são de acordo com uma média aproximada, podendo variar bastante por causa da genética de cada um, ou seja, devemos respeitar a individualidade biológica que está sempre presente!

Como escolher os cortes de cabelo?

Saiba o que define o tipo e a cor do seu cabelo!

Curiosidades: Tipos de cabelos

O que define a cor do cabelo da pessoa é um pigmento chamado melanina que já está presente em seu cabelo. Portanto, se você tem cabelos claros, ruivos ou escuros, isso acontece por causa do tipo da melanina.

Existem basicamente dois tipos diferentes de melanina, a eumelanina e a feomelanina. Quando a cor do cabelo da pessoa vai do castanho ao preto, é um sinal de predominância de eumelanina, ou seja, existe muito pigmento. Quando a pessoa é loira, é um sinal de pouca eumelanina.

A feomelanina está presente no cabelo das pessoas ruivas e é graças a ela que o cabelo fica com aquele tom de cor tão raro. Pesquisas mostram que apenas 3% das pessoas no mundo são ruivas e por isso, eles eram tratados como aberrações nos séculos passados.

Curiosidades: Cor dos cabelos por continente

Quando observamos as características da população de cada continente, podemos ver que em praticamente todos existem predominâncias. Os cabelos mais claros são mais comuns entre os suecos, ingleses, russos, alemães e poloneses. Já no caso dos países africanos, é quase impossível encontrar um nativo com cabelo claro!

Além da cor, existem diferenças nos tipos de cabelos, visto que nos países africanos o tipo de cabelo predominante é cabelo encaracolado, enquanto na Europa o cabelo liso e levemente ondulado é maioria. Quando observamos a população da China, Japão ou Coréia, já podemos notar uma predominância de cabelos pretos e totalmente lisos.

Curiosidades: Cabelos cinzas

Quando você vê uma pessoa com cabelo branco, na verdade, os fios são cinzas. Esta mudança na cor do cabelo é algo muito natural, e faz parte do processo de envelhecimento das pessoas. Esta mudança acontece porque há uma acumulação de peróxido de hidrogênio, enfraquecendo a pigmentação.

Curiosidades: Cabelo mais atraente

De acordo com vários estudos, a maioria dos homens consideram as loiras mais atraentes! Por mais que isso pareça questão de gosto, os especialistas explicaram que as mulheres loiras têm níveis mais altos de estrogênio.

Curiosidade: Cabelos usados para ajudar o meio ambiente

Na cidade de San Francisco, houve um grande vazamento de óleo no ano de 2007. Vários voluntários se reuniram para limpar a praia e foram usadas várias malhas de fios de cabelo humano, coletadas em salões de cabeleireiros.

Caso você não saiba, os fios de cabelo possuem um grande poder de absorção de óleo, e quem descobriu isso foi Phil McCrore, que fez esta experiência depois de um desastre ambiental ocorrido no ano de 1989.

Curiosidades: Emprego e cor do cabelo

Há alguns anos atrás no Reino Unido, um escândalo explodiu nos meios de comunicações, quando a publicação do jornal Financial Times mostrou que dos 500 gestores da London Stock Exchange, somente 5% eram pessoas loiras e 6% eram ruivas.

Existem vários estudos mostrando que os loiros são os preferidos para relacionamentos amorosos, mas quando o assunto é trabalho, os cargos ocupados são poucos. Com o lançamento destas pesquisas, surgiu um movimento de pessoas com cabelos claros que estão reivindicando melhores oportunidades de trabalho e igualdade no mercado.

Curiosidade: Tintas para cabelo

Caso você não saiba, o responsável pelas tintas para cabelo é o químico Eugène Schueller, que depois de várias tentativas conseguiu sucesso em um teste realizado em 1908. O francês baseou sua fórmula em um componente químico chamado paraphenylenediamine, e depois de alguns anos precisou escolher um novo nome para a sua empresa, e assim nasceu a L’Oreal.

Curiosidades: Queda de cabelo

Um adulto saudável perde em aproximadamente 100 fios por dia! As quedas podem acontecer ao pentear, lavar, secar ou até mesmo quando passamos a mão no cabelo. Apesar de ser um número bem grande, é normal, visto que o cabelo do ser humano tem um ciclo natural de vida. Então eles vão nascer, crescer e morrer.

Se você suspeitar que a sua queda de cabelo está fora do normal, o mais indicado é buscar a orientação de um médico imediatamente para poder avaliar melhor o possível problema!

Curiosidades: Cabelo branco

Você possivelmente já ouviu falar que quando arrancamos um cabelo branco, dois cabelos brancos nascerão no lugar, isso é verdade? Este é um mito muito comum quando o assunto é cabelo branco, mas isso não tem fundamentação científica.

Os especialistas alertam que não devemos ficar arrancando os fios de cabelo, porque à medida que vamos retirando os fios, pode causar uma falha naquela região deixando uma parte do couro cabeludo sem cabelo.

E assim encerramos este artigo bem interessante sobre o cabelo e você certamente vai levar informações novas desta publicação. Se achou interessante, indique este artigo para outras pessoas e nos ajude a propagar ainda mais estas informações. Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)