Se você não sabe o que é arroz parboilizado e nem como fazer arroz parboilizado, fique bem atento porque neste artigo vamos falar tudo sobre o arroz parboilizado. Conheça os principais benefícios do arroz parboilizado e quais as diferenças para o arroz branco tradicional.

O que é arroz parboilizado?

Para muitas pessoas, o nome arroz parboilizado pode indicar pré-cozido, mas isso não é verdade! O arroz parboilizado é processado de uma maneira bem diferente dos demais tipos de arroz. E devido à este processamento especial, o arroz parboilizado é considerado um alimento mais rico em fibra, potássio, cálcio e vitamina B-6 do que o arroz branco tradicional.

Arroz parboilizado: Características

Assim que o arroz tradicional é colhido, a sua casca que não é comestível é removida, caracterizando a produção do arroz integral. Quando o arroz é submetido à um segundo processamento para remover o farelo, caracteriza-se a produção do arroz branco.

O processo no caso do arroz parboilizado começa antes mesmo que a casca seja removida. Neste tipo de arroz o grão completo é embebido, cozido no vapor e seco, para somente depois remover a casca, caracterizando a produção do arroz parboilizado.

Durante esta vaporização o arroz absorve com muito mais eficiência os nutrientes, alterando a forma como o arroz é cozido, fazendo com que ele apresente uma consistência mais firme e menos pegajosa quando comparada ao arroz branco tradicional.

Como fazer arroz parboilizado?

Conheça os principais benefícios do arroz parboilizado!

Arroz parboilizado: Composição

Em uma xícara de arroz parboilizado você encontra cerca de 41 gramas de carboidratos, ou seja, aproximadamente 33% do que é indicado para a ingestão diária total. Ainda levando como referência, em uma única xicara você vai encontrar cerca de 1,4 gramas de fibra.

Saiba que o arroz parboilizado apresenta duas vezes mais fibras do que o arroz branco tradicional. Outra boa qualidade do arroz parboilizado é que ele possui um baixo índice glicêmico, que é bem inferior ao arroz branco tradicional.

Arroz parboilizado: Vitaminas

O arroz parboilizado é rico em Vitamina B6! Em uma xícara você encontra cerca de 19% da ingestão diária, sendo que os valores encontrados são aproximadamente o dobro do que você encontraria no arroz branco tradicional.

Caso você não saiba, as vitaminas do complexo B são importantíssimas para metabolizar os alimentos em energia, mas também tem outras funções importantes como por exemplo, ajudar na produção de hormônios e neurotransmissores.

Outra importante função da Vitamina B6 é a remoção do aminoácido homocisteína da corrente sanguínea. Isso é fundamental para favorecer a boa saúde do coração, visto que o nível elevado deste aminoácido está associados ao aumento do risco de doenças do coração!

Arroz parboilizado: Minerais

Em uma xícara de arroz parboilizado você encontra entre 2 e 3% da ingestão diária recomendada de ferro, potássio cálcio e magnésio. O arroz parboilizado também tem uma boa quantidade de zinco, representando cerca de 5% das necessidades diárias dos homens e 7% das mulheres.

O zinco é muito importante para a formação da estrutura das proteínas e também para a regulação do DNA. Quando os níveis de zinco estão baixos, há uma queda considerável no sistema imunológico, porque o zinco também é importante para a produção das células que combatem os agentes infecciosos.

Arroz parboilizado ou arroz integral?

É importante compreender que tanto o arroz parboilizado, quanto o arroz integral são ótimos alimentos quando o assunto são os nutrientes! Sendo assim, a principal diferença entre estes dois tipos de arroz é justamente o sabor, porque o arroz integral apresenta um gosto um pouco mais diferenciado, enquanto o arroz parboilizado tem um gosto bem mais parecido com o do arroz branco tradicional.

Qual é o tipo de arroz que você consome? Já experimentou o arroz parboilizado? Conhecia as diferenças do arroz parboilizado e o arroz tradicional? Deixe nos comentários a sua resposta e sempre que tiver alguma dúvida sobre alimentação, o nutricionistahttps://www.buscarsaude.com.br/10-razoes-para-consultar-um-nutricionista/ deve ser procurado para orientar e instruir sobre os alimentos mais indicados para a sua necessidade.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)