O consumo de arroz no mundo todo é altíssimo não é mesmo? Dificilmente você vai encontrar uma pessoa que não gosta de arroz, mas será que você já ouviu falar do arroz vermelho? Sabe quais são os benefícios do arroz vermelho? Neste artigo vamos explicar qual o valor nutricional do arroz vermelho e explicar porque o seu consumo cresce cada dia mais.

Arroz branco x Arroz vermelho

De fato o arroz vermelho tem mais benefícios que o arroz branco, apesar dos dois serem bastante saudáveis. Portanto, o mais indicado é variar o consumo para aproveitar todos os benefícios que o arroz pode oferecer. Na sequência do artigo você vai conhecer os principais benefícios do arroz vermelho.

Arroz vermelho, quais os benefícios?

Entenda porque o arroz vermelho é tão bom para a saúde!

Arroz vermelho: Antioxidante

O motivo deste arroz ter essa cor vermelha é por causa da presença de um flavonoide chamado antocianina. Mas este corante natural não serve apenas para dar este tom avermelhado ao arroz, ele também é um importante antioxidante que ajuda no combate ao radicais livres!

Quando comparamos o arroz vermelho com o arroz integral, o arroz vermelho apresenta cerca de 10% mais antioxidante justamente por causa da antocianina. Saiba que a antocianina as vezes é usada inclusive no tratamento para disfunção hepática e distúrbios da visão.

Arroz vermelho: Fibras

O arroz vermelho é rico em fibras, tendo cerca de 10% das suas necessidades diárias de fibra por porção. Caso você não saiba, os alimentos ricos em fibras são fundamentais para ajudar na prevenção de problemas digestivos.

Outro benefício dos alimentos ricos em vibras é o aumento da sensação de saciedade, que ajuda no controle do peso corporal, diminuindo os riscos de obesidade. Quando comparamos os dois tipos de arroz, a quantidade de fibras do arroz vermelho é maior do que a do arroz branco.

Arroz vermelho: Pele

Os antioxidantes também são importantes para a saúde da pele, combatendo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de rugas. Estudos mostram que as ações antioxidantes da antocianina estão associadas ao combate e prevenção dos sinais de envelhecimento e danos da pele causados principalmente pelos raios UV.

Arroz vermelho: Nutrientes

Além da fibra e dos agentes antioxidantes, o arroz vermelho também é rico em zinco, magnésio, ferro, cálcio, manganês, potássio, selênio e várias vitaminas do complexo B, principalmente Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina B6. O arroz vermelho tem muito mais ferro e zinco do que o arroz branco.

O ferro é muito importante para os glóbulos vermelhos, o zinco e o manganês são importantes para a coagulação sanguínea, o cálcio e magnésio são importantes para a saúde dos ossos, e as vitaminas do complexo B são importantíssimas para o sistema imunológico.

Arroz vermelho: Colesterol

O consumo regular de arroz vermelho pode ajudar no combate e prevenção das doenças cardiovasculares, justamente por ajudar na redução do colesterol ruim LDL. A antocianina pode ser uma ótima alternativa para a rotina alimentar das pessoas que sofrem com hipertensão. Além das funções antioxidantes, a antocianina também possui ações anti-inflamatórias que é importante para prevenir doenças cardiovasculares.

Arroz vermelho: Diabéticos

O arroz vermelho também é um ótimo alimento para os diabéticos, justamente porque o índice glicêmico deste alimento é mais baixo do que o índice do arroz branco. Entenda que você não vai precisar abandonar o arroz se for diabético, basta contar com uma orientação capacitada e comer a quantidade indicada pelo especialista.

Arroz vermelho: Gravidez

O arroz vermelho não é um alimento indicado para as mulheres grávidas, e nem para as mulheres que estão amamentando. Este tipo de arroz também não é indicado para as crianças com menos de 2 anos, pois pode causar vários efeitos colaterais. Mesmo sendo casos raros, isso deve ser evitado! Os principais efeitos colaterais do arroz vermelho são:

Saiba que o arroz vermelho orgânico dificilmente vai apresentar os efeitos colaterais presentes no arroz vermelho que passou por processos industriais. Neste vídeo abaixo você pode conhecer ainda mais dicas e informações sobre o arroz vermelho!

Quando o assunto é alimentação saudável, sempre aconselhamos que você busque uma orientação especializada. O nutricionista vai fazer uma avaliação e planejar a melhor rotina alimentar de acordo com as suas necessidade nutricionais.

Ao contrário do que muitos imaginam, o nutricionista não serve apenas para quem quer emagrecer, todo mundo deveria seguir a orientação dos nutricionistas para ter uma qualidade de vida melhor.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)