Alongamento para a coluna, alongamento para o pescoço, alongamento para as pernas, não importa qual a parte do seu corpo está sendo alongada, mas é necessário fazer os exercícios de alongamentos de maneira correta. Neste artigo vamos mostrar os principais erros envolvendo alongamento, saiba como se prevenir!

Alongamento: Qual a importância?

O alongamento é parte fundamental de qualquer exercício físico, principalmente depois de realizar a atividade. Ao contrário do que muitos imaginam, o alongamento não é responsável por aquecer o corpo, mas ele tem papel importante na preparação do mesmo para realizar os movimentos durante o treino.

Alongamento para a coluna

Como fazer exercícios de alongamento corretamente?

Ainda não existem estudos científicos que comprovem que o alongamento evita lesões, mas é correto dizer que ele deixa a pessoa bem mais à vontade para realizar aquele exercício, ou seja, quando a pessoa está mais segura e mais preparada, as chances de lesão são bem menores.

Mas como citamos no início do artigo, vamos mostrar os erros comuns ao se alongar e isso infelizmente acontece com bastante frequência, visto que a maioria das pessoas não conta a orientação de um Educador Físico. Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo completo falando dos riscos e malefícios de se exercitar sem a orientação capacitada.

Alongamentos e erros comuns: Alongar frio

Muitas pessoas acham que o alongamento também serve para aquecimento e isso é errado! Inclusive, o certo é fazer um pequeno aquecimento antes mesmo de se alongar, caso contrário, o alongamento pode não ser tão efetivo e em alguns casos pode prejudicar o desempenho durante o exercício que será realizado.

Alongamentos e erros comuns: Alongar o músculo fadigado

Você certamente conhece alguém que faz um alongamento muito intenso logo após se exercitar, mas será que isso é bom ou ruim? Se é que este alguém não é você não é mesmo? Ao fazer um exercício físico geramos diversas micro lesões nos músculos, que são positivas e fazem parte do processo de evolução muscular. Até aí tudo bem, o grande erro é realizar alongamentos intensos nesta musculatura trabalhada. Que fique bem claro que o alongamento depois do exercício é muito importante para promover relaxamento muscular e minimizar as dor pós treino, mas para isso o alongamento deve ser bem leve!

Alongamentos e erros comuns: Alongar além do limite

Cada pessoa tem um limite ao se alongar, o que é chamado de amplitude máxima de movimento naquela determinada articulação. Alongar sem sentir dor não é alongamento, mas você não deve forçar o seu corpo até uma dor extrema! As pessoas acham que o aumento da flexibilidade é de um dia para o outro, mas na verdade este é um processo bem lento. Portanto, dedique um bom tempo para os treinos de alongamentos e faça-os com bastante atenção e cuidado.

Alongamentos e erros comuns: Alongar além do limite

É muito comum realizar alongamentos em grupo, mas é importante compreender que o alongamento sempre será individual, porque como falamos anteriormente cada pessoa tem um limite diferente. Sendo assim, jamais tente fazer o alongamento igual a outra pessoa, bem como não deve ser feito um alongamento muito forte, porque você pode provocar graves lesões articulares e ficar afastado dos exercícios físicos por um longo período.

Alongamentos e erros comuns: Alongar enquanto estiver machucado

Você jamais deve alongar um local machucado porque isso não é bom nem para o músculo e nem para a articulação lesionada. Caso você sofra uma lesão, o certo é ficar em repouso e fazer o tratamento adequado.

Alongamentos e erros comuns: Não alongar

Quando o assunto é alongamento, o erro mais comum talvez seja justamente não se alongar! As pessoas que praticam exercício físico precisam ter uma boa rotina de alongamento e as pessoas sedentárias também. Os especialistas indicam que as pessoas devem se alongar de 2 a 3 vezes por semana, e que os exercícios devem totalizar pelo menos 30 minutos para caracterizar um treino de flexibilidade efetivo.

Queremos chamar à atenção novamente para a importância de buscar um profissional de Educação Física para te orientar na prática de exercícios físicos. Este profissional tem a capacitação para te orientar, instruir e principalmente corrigir erros que podem causar problemas graves.

Acha que ficou faltando alguma dica? Tem alguma crítica, dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários que será bem recebido e teremos o maior prazer em responder!

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