Quais são as causas da úlcera? Quais os sintomas da úlcera? Como prevenir e tratar a úlcera? Neste artigo vamos falar sobre este delicado problema que pode causar lesões graves no seu estômago.

Úlcera: O que é?

Mais conhecida como úlcera no estômago, a úlcera gástrica é caracterizada por uma ferida formada no tecido que reveste o estômago. A úlcera pode ter várias causas e vamos falar detalhadamente de cada uma delas na sequência!

As pessoas que sofrem com úlcera precisam entender que esta é uma situação bem grave, mas quando o tratamento é feito corretamente, evita-se que o suco gástrico que está presente no estômago aumente ainda mais a ferida, agravando os sintomas.

O que é úlcera gástrica?

Quais as causas da úlcera e quais são os sintomas?

Úlcera: Quais são as causas?

Caso você não saiba, a formação da úlcera gástrica acontece quando o estômago fica vulnerável à sua própria acidez, seja por falta de alimentação adequada, por excesso de alimentos ácidos ou por problemas fisiológicos! As principais causas da úlcera são:

  • Efeitos colaterais de medicamentos – Existem efeitos colaterais em todos os medicamentos que consumimos. Alguns deles afetam as defesas da parede do estômago, aumentando as chances de ter lesões como por exemplo, a gastrite e a úlcera!
  • Infecções bacterianas – Quando a bactéria Helicobacter Pylori se multiplica no estômago, ocorre um enfraquecimento da barreira protetora, favorecendo o desenvolvimento das lesões.
  • Bebidas alcoólicas – Para quem consome regularmente bebidas alcoólicas, os riscos são enormes porque estas bebidas possuem efeito irritativo.
  • Estresse – Sempre falamos que o estresse é um problema que afeta demais à saúde das pessoas. Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo completo sobre o estresse e as suas consequências, vale a pena conferir! O estresse tem relação com a úlcera porque a pessoa estressada fica com todas as defesas do organismo prejudicadas. Sendo assim, as defesas da mucosa do estômago também são afetadas, favorecendo o desenvolvimento das lesões.
  • Má alimentação – Um péssimo hábito alimentar pode favorecer o desenvolvimento deste problema. As pessoas que comem muito alimento rico em gordura, açúcar e/ou ácidos, podem agravar os sintomas da úlcera e outras doenças gástricas.

Úlcera: Sintomas

Os principais sintomas da úlcera gástrica são:

  • Dor bem forte na região abdominal
  • Sensação de queimação na região estomacal
  • Enjoo
  • Vômito
  • Dor de cabeça
  • Sangramentos na parede do estômago

Este último sintoma só pode ser confirmado com exatidão com exames específicos. As pessoas que apresentam sangue nas fezes, devem buscar ajuda médica imediatamente para avaliar o que pode estar causando este problema!

Um informação importante é que os sintomas são mais fortes e tendem a piorar logo após as refeições. Com isso, a pessoa pode apresentar perda de apetite e redução brusca no peso corporal. Tudo isso deve ser devidamente avaliado!

Úlcera gástrica: Diagnóstico

Para descobrir se você tem ou não úlcera gástrica, a primeira coisa a se fazer é consultar um médico que provavelmente vai solicitar um exame de endoscopia. Neste exame uma sonda equipada com micro câmera é introduzida na boca da pessoa até chegar ao estômago. Com a utilização da câmera é possível visualizar se existem lesões na parede do estômago.

Úlcera: Tratamento

Em grande parte dos casos, o tratamento para úlcera gástrica consiste no uso de medicamentos específicos para reduzir à acidez do estômago. Também podem ser prescritos medicamentos para combater os sintomas como por exemplo, remédios para a dor. Quando a úlcera é causada por bactérias, certamente haverá a necessidade de tomar antibióticos.

As pessoas que estão tratando a úlcera ou a gastrite precisam ter uma alimentação adequada. Então, vários alimentos devem ser evitados e outros ter o seu consumo controlado. Para saber quais são estes alimentos você deve buscar a orientação de um nutricionista.

Jamais faça uso de medicamentos por conta própria! Como foi dito, uma das causas é justamente o efeito colateral de medicamentos, ou seja, você pode piorar a úlcera ao tomar medicamentos indevidos.

E assim encerramos este artigo sobre este grave problema de saúde. Se você tiver ficado com alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder com maior prazer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)