Úlcera, o que é? Causas, sintomas e tratamento!

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno.

Quais são as causas da úlcera? Quais os sintomas da úlcera? Como prevenir e tratar a úlcera? Neste artigo vamos falar sobre este delicado problema que pode causar lesões graves no seu estômago.

Úlcera: O que é?

Mais conhecida como úlcera no estômago, a úlcera gástrica é caracterizada por uma ferida formada no tecido que reveste o estômago. A úlcera pode ter várias causas e vamos falar detalhadamente de cada uma delas na sequência!

As pessoas que sofrem com úlcera precisam entender que esta é uma situação bem grave, mas quando o tratamento é feito corretamente, evita-se que o suco gástrico que está presente no estômago aumente ainda mais a ferida, agravando os sintomas.

O que é úlcera gástrica?

Quais as causas da úlcera e quais são os sintomas?

Úlcera: Quais são as causas?

Caso você não saiba, a formação da úlcera gástrica acontece quando o estômago fica vulnerável à sua própria acidez, seja por falta de alimentação adequada, por excesso de alimentos ácidos ou por problemas fisiológicos! As principais causas da úlcera são:

Úlcera: Sintomas

Os principais sintomas da úlcera gástrica são:

Este último sintoma só pode ser confirmado com exatidão com exames específicos. As pessoas que apresentam sangue nas fezes, devem buscar ajuda médica imediatamente para avaliar o que pode estar causando este problema!

Um informação importante é que os sintomas são mais fortes e tendem a piorar logo após as refeições. Com isso, a pessoa pode apresentar perda de apetite e redução brusca no peso corporal. Tudo isso deve ser devidamente avaliado!

Úlcera gástrica: Diagnóstico

Para descobrir se você tem ou não úlcera gástrica, a primeira coisa a se fazer é consultar um médico que provavelmente vai solicitar um exame de endoscopia. Neste exame uma sonda equipada com micro câmera é introduzida na boca da pessoa até chegar ao estômago. Com a utilização da câmera é possível visualizar se existem lesões na parede do estômago.

Úlcera: Tratamento

Em grande parte dos casos, o tratamento para úlcera gástrica consiste no uso de medicamentos específicos para reduzir à acidez do estômago. Também podem ser prescritos medicamentos para combater os sintomas como por exemplo, remédios para a dor. Quando a úlcera é causada por bactérias, certamente haverá a necessidade de tomar antibióticos.

As pessoas que estão tratando a úlcera ou a gastrite precisam ter uma alimentação adequada. Então, vários alimentos devem ser evitados e outros ter o seu consumo controlado. Para saber quais são estes alimentos você deve buscar a orientação de um nutricionista.

Jamais faça uso de medicamentos por conta própria! Como foi dito, uma das causas é justamente o efeito colateral de medicamentos, ou seja, você pode piorar a úlcera ao tomar medicamentos indevidos.

E assim encerramos este artigo sobre este grave problema de saúde. Se você tiver ficado com alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder com maior prazer.

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário