Você sabe quais são os sintomas de hepatite? Neste artigo vamos falar o que é hepatite e mostrar quais são as causas e tratamentos mais indicados para quem tem hepatite. Os artigos sobre doenças são importantes porque muitas pessoas não fazem ideia dos riscos que correm.

Grande parte das doenças apresentam vários sintomas antes de se torar um problema realmente grave, mas como as pessoas não sabem identificar os sintomas, o tratamento só iniciado quando a doença está em estágio avançado e colocando a vida da pessoa em risco.

O que é Hepatite B?

Essa doença é uma inflamação do fígado e ela é causada pelo vírus da Hepatite B. Existem casos que mesmo com a infecção, a hepatite não é causada, mas certamente o funcionamento do fígado será comprometimento. É importante compreender que a hepatite B é contagiosa, e o vírus geralmente é transmitido através do contato direto com o sangue, sêmen ou secreções vaginais.

Hepatite b tem cura?

Conheça as causas e sintomas da Hepatite B.

Hepatite B tem cura?

Quando é hepatite B aguda, a cura geralmente é espontânea, visto que o sistema imunológico da maioria das pessoas consegue criar os anticorpos necessários para eliminar o vírus. Porém, nos casos de hepatite B crônica, o vírus pode permanecer no organismo da pessoa por toda vida!

As pessoas com hepatite B crônica estão mais propensas a desenvolver graves problemas do fígado como por exemplo, câncer do fígado, insuficiência hepática e cirrose hepática. Todas elas são bem perigosas e podem causar danos irreversíveis no fígado.

Não fique desesperado! Atualmente existem tratamentos bem eficientes em que a pessoa tem o vírus no organismo, mas não apresenta nenhuma doença hepática ativa. Também existem pacientes com hepatite B crônica que conseguem se curar depois de vários anos de tratamento.

Hepatite B: Transmissão

Como falamos a hepatite é uma doença viral. Ela pode ser transmitida através do sangue e outras secreções corporais como a saliva, secreções vaginais e o sêmen.

  • Contato direto com o sangue infectado
  • Relações sexuais sem camisinha
  • Uso de objetivo pessoais contaminados
  • Compartilhamento de agulhas para uso de drogas
  • Durante o parto

Entenda que o vírus da hepatite B jamais será transmitido pelo suor, ar, beijo, aperto de mãos, espirro ou abraços. Talvez você esteja se perguntando porque não é transmitido pelo beijo se o contágio pode acontecer pela saliva? Nestes casos a transmissão só acontece quando há uma ferida aberta na boca.

Hepatite B: Prevenção

A melhor maneira de prevenção da hepatite B é com a vacina que conta com 3 doses. A primeira deve ser tomada nas primeiras 12 horas após o nascimento, a segunda dose deve ser tomada com 2 meses e terceira dose com 6 meses de vida.

E quando a pessoa não tomou a vacina quando era criança? Os jovens e adultos que ainda não tomaram a vacina para hepatite B, podem e devem tomar a vacina. Nestes casos a vacina também é tomada em 3 doses. A primeira é quando for ao posto de saúde, a segunda dose é depois de 30 dias e a terceira depois de 180 dias.

Hepatite B: Como saber se tenho?

O diagnóstico depende de um exame de sangue que visa detectar a presença do vírus da hepatite B. Quando a sua presença é detectada, o exame também serve para medir a quantidade de vírus no sangue, além do tempo de contaminação.

Hepatite B: Sintomas

Os principais sintomas da hepatite B surgem depois de 1 a 3 meses da contaminação, são eles:

  • Dor nas articulações
  • Enjoo
  • Falta de apetite
  • Dor muscular
  • Vômitos
  • Dor abdominal
  • Cansaço
  • Febre baixa

Hepatite B: Tratamento

Durante o tratamento para hepatite B, os médicos informam que as pessoas precisam ficar em repouso, ter uma boa alimentação, beber bastante água e não consumir bebidas alcoólicas.

Quando o paciente segue estas orientações e toma corretamente os medicamentos prescritos pelo médico, os sintomas são aliviados rapidamente e a cura acontece na maior parte dos casos!

Neste vídeo abaixo você pode conferir mais informações importantes sobre a Hepatite B, vale a pena conferir!

Agora que você já conhece as informações sobre a Hepatite B, tome às devidas medidas de prevenção e evite principalmente as relações sexuais sem camisinha, que é uma das principais formas de transmissão do vírus.

Também deve-se evitar o uso de objetos pessoais, principalmente os cortantes como é o caso das lâminas de barbear e depilar, além dos instrumentos de manicure como cortador de unha e pinças. Para as pessoas que vão doar sangue, colocar piercing ou fazer tatuagem, a orientação é certificar-se que todos os instrumentos estão corretamente esterilizados.

Esperamos que tenham gostado do artigo e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários porque nós iremos responder com o maior prazer!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)