O abacaxi é delicioso e está na lista das frutas mais consumidas no Brasil. Neste artigo vamos falar do valor nutricional do abacaxi, além de mostrar todos os benefícios do abacaxi para a saúde.

Abacaxi: Quais os benefícios?

A primeira coisa que vamos mostrar é justamente o que mais importa! Leia atentamente cada benefício, e você certamente vai entender a importância de adicionar o abacaxi na sua rotina alimentar.

Abacaxi: Emagrecimento

A ingestão regular de abacaxi vai te ajudar na manutenção do peso corporal ideal, favorecendo a eliminação dos quilinhos extras. Como o abacaxi é uma fruta com aproximadamente 87% de água, ele favorece uma hidratação adequada que é importante no processo de emagrecimento!

As fibras e a baixa quantidade calórica também são características positivas para quem quer uma alimentação saudável. Caso você não saiba, as fibras são importantes para aumentar a sensação de saciedade. Portanto, a tendência é que você sinta menos vontade de comer alimentos não saudáveis.

Suco de abacaxi, quais as vitaminas?

Conheça os benefícios do abacaxi para a saúde!

Abacaxi: Dor muscular

O abacaxi conta com bromelina que é uma enzima com alto poder anti-inflamatório! Por isso, o abacaxi é uma fruta que pode ser extremamente benéfica para as pessoas que praticam atividade física, justamente porque essa enzima combate e alivia a dor muscular tardia.

Abacaxi: Massa muscular

Recentemente fizemos um artigo falando como ganhar massa muscular e uma das atitudes recomendadas é consumir frutas todos os dias! Sendo assim, se o seu objetivo é aumentar a massa magra, o abacaxi pode e deve fazer parte da sua rotina alimentar!

A bromelina também ajuda na digestão das proteínas, favorecendo uma ótima quebra dos aminoácidos. Caso você não saiba, eles são absorvidos pelo intestino e favorecem uma ótima recuperação muscular.

Os especialistas indicam que as frutas como o abacaxi devem ser consumidas depois do exercício físico, visto que o abacaxi também é uma boa fonte de carboidratos que são nutrientes essenciais para a recuperação muscular imediata. O consumo adequado de nutrientes antes e depois do exercício físico é primordial para evitar a degradação de massa muscular.

Abacaxi: Pele

O abacaxi é uma fruta rica em Vitamina C que é um nutriente essencial para a saúde da pele. Caso você não saiba, a Vitamina C favorece a produção de colágeno, além de ajudar na eliminação dos radicais livres. Os níveis adequados de Vitamina C estão associados à prevenção de acne e melhorias no processo de cicatrização.

Abacaxi: Digestão

O abacaxi é um alimento que favorece a boa digestão! Como falamos, a bromelina atua na quebra de nutrientes essenciais, ajudando na redução da sensação de mal-estar depois de comer demais. Portanto, a ingestão regular de abacaxi é importante para aliviar o inchaço e a constipação.

Abacaxi: Coagulação sanguínea

Estudos mostram que a bromelina também ajuda na melhoria da coagulação sanguínea. Então, o abacaxi poder trazer benefícios importantes para as pessoas que tem problemas como trombose e/ou outros problemas relacionados à alta taxa de coagulação.

Abacaxi: Ossos

Na lista enorme de benefícios do abacaxi, a saúde dos ossos também está incluída! O abacaxi é rico em manganês que é essencial para a construção e fortalecimento ósseo. Com isso, o consumo regular de abacaxi também está associado à redução dos riscos de osteoporose.

Abacaxi: Sistema imunológico

A Vitamina C é fundamental para favorecer o bom funcionamento do sistema imunológico. Quando os níveis de Vitamina C estão adequados, os riscos de gripe, resfriado e várias outras infecções são bem menores.

Outro enorme benefício é a proteção dos vasos sanguíneos, além de favorecer o bom funcionamento das células brancas do sangue, que são as principais células responsáveis pela defesa do organismo.

Ainda sobre a Vitamina C, ela é uma forte antioxidante, sendo importantíssima para combater os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce, além de algumas graves doenças como por exemplo, aterosclerose e o câncer!

Abacaxi: Valor Nutricional

Para facilitar o entendimento, os valores apresentados são para 100 gramas de Abacaxi.

  • Vitamina A – 56 UI
  • Vitamina B1 – 0,79 mg
  • Vitamina B6 – 0,11 mg
  • Vitamina C – 36,2 mg
  • Fósforo – 8 mg
  • Ferro – 0,28 mg
  • Potássio – 115 mg
  • Cobre – 0,09 mg
  • Calorias – 48 kcal
  • Proteínas – 0,54 g
  • Carboidratos – 12,63 g
  • Fibras – 1,4 g
  • Cálcio – 13 mg
  • Magnésio – 12 mg
  • Manganês – 1,17 mg

Abacaxi: Bromelina

Ao longo do artigo falamos de vários benefícios comprovados da bromelina, mas mesmo com todos os benefícios citados, ainda existem outros que não chegaram a ser citados, como por exemplo, a redução da intensidade das dores, redução dos processos inflamatórios, redução dos inchaços e alívio dos distúrbios gastrointestinais.

A bromelina está presente em grande número principalmente no talo do abacaxi. Portanto, se você descarta o talo do abacaxi, você está descartando a maior parte de bromelina e todos os seus benefícios.

Se você não consome frutas regularmente, saiba que está deixando de lado vários benefícios que podem te ajudar a melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida. Se quiser saber um pouco mais sobre os benefícios das frutas, aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando deste tema, vale muito a pena conferir!

Sempre que falamos de alimentação saudável, alertamos sobre a importância de contar com a orientação de profissionais capacitados. Portanto, é fundamental buscar um nutricionista para planejar corretamente a sua nova rotina alimentar.

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2 comentários para “Benefícios do abacaxi! Como obter?”

  1. Maria de Fatima de O. Vasconcelos

    Gratidão matéria de otima qualidade cientifica clara e precisa continue atuando para melhorar a saude e a dadiva da vida dada por DEUS VCSRECEM RECONHECIMENTO MUIMTA AMOR PELO TRABALHO DE EQUIPE MARIA DE FATIMABJS

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    • Bruno

      Obrigado de coração pelo comentário e pelos elogios! Espero que continue acessando o site para ter essas informações!

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