Refluxo, o que é? Sintomas, tratamentos e causas!

Em Alimentação e dietas por Bruno Almeida

Você tem refluxo? Você sabe o que é refluxo gastroesofágico? Se você tem alguma destas dúvidas, este artigo pode te ajudar muito porque além destas respostas, você também vai conhecer todos os sintomas de refluxo e entender quais são as causas deste problema!

O que é refluxo gastroesofágico?

Esta é uma das doenças do tipo digestiva, onde os ácidos presentes dentro do estômago que deviam seguir o fluxo normal da digestão acabam voltando pelo esôfago, causando bastante irritação nos tecidos que revestem o esôfago. Este movimento é chamado de refluxo.

Leia também

Refluxo: Quais as causas?

Para entender as causas primeiro vamos explicar resumidamente como acontece o processo digestivo. Quando uma pessoa se alimenta, a comida passa pela garganta e vai para o estômago através do esôfago, quando o alimento está no estômago existem fibras musculares que recebem o nome de esfíncter esofágico inferior, elas são responsáveis por impedir que o alimento se mova novamente em direção ao esôfago.

Quando a pessoa tem algum problema nestas fibras, os alimentos, bebidas e até mesmo o suco gástrico que participa da digestão podem vazar de volta para o esôfago. Quando acontece este vazamento, acontece o que é chamado de refluxo gastroesofágico.

Quais os sintomas do refluxo?

O que fazer quando estiver com refluxo?

Refluxo: Quais os fatores de risco?

Existem algumas condições que são consideradas como fatores de risco, ou seja, as pessoas que se encaixam nestes grupos da lista abaixo estão mais sujeitas a ter problemas de refluxo!

Um dos fatores que está diretamente relacionado ao refluxo é a alimentação! Pimenta, café, chocolate, bebidas alcóolicas e frituras quando consumidos em excesso podem favorecer o desenvolvimento dos problemas de refluxo. E para as pessoas que já tem este problema, este péssimo hábito alimentar pode agravar ainda mais a doença!

Sintomas de refluxo

Na lista abaixo você pode conferir os sintomas do refluxo gastroesofágico, são eles:

É muito comum que a pessoa com refluxo tenha a sensação de estar com o alimento preso na garganta. Geralmente os sintomas de refluxo são piores durante a noite!

Refluxo: Como diagnosticar?

Para diagnosticar com exatidão o refluxo é necessário buscar um especialista e realizar os exames que forem solicitados. Anote todos os sintomas que sente, saiba informar qual a duração e intensidade destes sintomas, pois assim é possível agilizar o diagnóstico do problema.

Pergunte ao médico se o seu refluxo é temporário ou crônico, se existem restrições quanto à alimentação, se existe necessidade de operar, qual a duração do tratamento. Quando estiver na consulta não tenha vergonha de perguntar, porque este é o momento certo para sanar todas as dúvidas.

Conheça alguns dos exames que podem ser solicitados pelo médico para diagnosticar ou não o refluxo gastroesofágico.

Refluxo: Como tratar?

Apenas os médicos especialistas podem prescrever o tratamento adequado e qual o remédio que será orientado para tratar o seu caso específico. Lembre-se que o seu refluxo pode ter causas diferentes, ou seja, se automedicar é um risco grave porque você tomar um remédio para uma causa diferente do que está te afetando!

Mas os riscos não surgem apenas em remédios errados, talvez você esteja tomando o remédio certo, mas será que as doses e a duração estão de acordo com o tratamento que devia estar sendo feito?

Infelizmente as pessoas ainda não dão à devida importância para as doenças e problemas de saúde e com isso, acabam adotando posturas que podem agravar a situação e causar danos permanentes para a saúde, podendo levar à morte!

Saiba que todas as dicas que passamos são de caráter informativo e educativo! Então jamais interrompa o uso do medicamento, altere as dosagens ou mude de remédio sem consultar o seu médico de confiança. Evite todos os riscos desnecessários.

Para as pessoas que estão em processo de tratamento do refluxo, trouxemos 7 dicas importantes que podem ajudar a minimizar os sintomas e favorecer o tratamento. As dicas são:

Refluxo: Como prevenir?

Para evitar este problema a pessoa deve manter o peso corporal dentro do ideal e realizar exames periódicos, além de evitar o consumo excessivo de cigarro e de bebidas alcoólicas.

/p>

Chegamos ao final de mais um artigo e queremos saber se você já teve ou tem refluxo? Quais são os sintomas mais fortes e como você fez para tratar o problema. Deixe nos comentários junto da sua dúvida, porque nós teremos o maior prazer de ler e responder!

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário